Tecnologias para o Desenvolvimento Rural volume 2 | Page 28

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA- CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
maiores e garantem uma produção avícola mais eficiente), tornando-se mais conhecido e utilizado na avicultura a partir dos anos 2000”.
Dark House, traduzido do inglês, significa“ casa escura”, nome que nos esclarece a principal característica do sistema: o bloqueio da entrada de luz natural dentro do galpão, criando uma penumbra, onde toda a luminosidade presente é artificial. Com a temperatura, ventilação e luz controlada e adequada, surgem os benefícios com maior predominância e relevância: a economia de energia e a redução do estresse animal.
Além disso, existe uma vasta lista de vantagens comprovadas que levam produtores a adotar esta tecnologia, como um maior bem-estar animal, a redução do ciclo de vida das aves em, aproximadamente, 5 dias, a redução do índice de mortalidade, menores custos com a alimentação, capacidade de uma maior densidade de frangos, melhor conversão alimentar e redução da mão de obra.
Apesar de proporcionar tudo isso, o sistema conta com algumas desvantagens, em que só se torna rentável em âmbito industrial, pelo alto custo da instalação e exigências de tecnologias encontradas apenas nos galpões climatizados, como os equipamentos automatizados, que aumentam o custo da energia elétrica.
Objetivando uma melhor visualização e análise da eficiência do sistema Dark House, o galpão climatizado de aves de corte do Instituto Federal Farroupilha( Campus São Vicente do Sul- Setor de Zootecnia I) foi adaptado de acordo com os recursos disponíveis para a recepção e criação de um lote experimental.
METODOLOGIA
O galpão climatizado já existente no instituto possuía tecnologias essenciais para o desenvolvimento do sistema Dark House, tais como: exaustores( ventilação negativa), sistema de iluminação controlada, comedouros e bebedouros automáticos, cortinas com sistema de segurança( para falta de energia), painel de controle e evaporativo, capacidade de lotação de 1500 aves e uma área de, aproximadamente, 100 m ². A iluminação artificial era feita antes por apenas um bico de luz.
Para adaptar ao novo sistema, inicialmente, procurou-se uma solução para o escurecimento do galpão. Foi utilizada lona de silagem( melhor opção disponibilizada), que foi grampeada nas cortinas laterais, a fim de manter o sistema de segurança de queda
28