Data Warehouse
Aplicação de Softwares
Entende-se data warehouse como um sistema computacional responsável por armazenar informação relativa as atividades de uma organização em banco dados, de forma consolidada. A estrutura da base de dados favorece para que possam ser feitos relatórios e análise de grandes volumes de dados e assim obter informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão.
O processamento de dados em um data warehouse é sempre referenciado como Online Analytical Processing (OLAP) ou Processo Analítico em Tempo Real, em contraste com o Online Transaction Processing (OLTP) usado para armazenar as operações de negócios. Outra característica do data warehouse é que os dados não são voláteis, ou seja, eles não mudam, a não ser quando são necessárias correções de dados previamente carregados. Assim sendo, os dados são somente para leitura e não podem ser alterados.
O data warehouse possibilita a análise de grandes volumes de dados, armazenados em sistemas transacionais (OLTP). Essas análises são chamadas de séries históricas que possibilitam uma melhor análise de eventos passados para a tomada de decisões presentes e a previsão de eventos futuros.
Os data warehouse surgiram como conceito acadêmico na década de 80. Com o amadurecimento dos sistemas de informação empresariais, as necessidades de análise dos dados cresceram paralelamente. Os sistemas OLTP não conseguiram cumprir a tarefa de análise com a simples geração de relatórios. Nesse contexto a implementação do data warehouse passou a se tornar realidade nas grandes corporações. O mercado de ferramentas data warehouse, que faz parte do mercador de Business Intelligence, cresceu então, e ferramentas melhores e mais sofisticadas foram desenvolvidas para apoiar a estrutura do data warehouse e sua utilização.
8 Technological / Maio, 2016