Viabilidade de produção de cerveja artesanal utilizando extratos de frutos de Annona muricata L.( gravioleira)
Gráfico 5. Porcentagens para cada uma das notas atribuídas no teste de intenção de compra para a Fruit Beer.
Fonte: O autor
Analisando os gráficos acima, observa-se que as notas atribuídas a Fruit Beer com graviola estão mais concentradas entre‘ provavelmente eu compraria’( nota 4) e‘ decididamente eu compraria’( nota 5), somando 79,5 % do total. Seguindo a mesma análise, as notas atribuídas à cerveja Blonde Ale estão mais concentradas entre‘ talvez sim / talvez não’( nota 3) e‘ provavelmente eu compraria’( nota 4), somando 62 % do total.
Além disso, a porcentagem de notas referente ao título de‘ decididamente eu compraria’( nota 5), que indica a certeza de compra da cerveja por parte do avaliador, atribuídas a Fruit Beer( 38,5 %) é três vezes maior em comparação com a porcentagem dessa mesma nota para a cerveja controle( 12,5 %), mostrando que a adição da polpa de graviola foi o elemento que fez com que essa intenção de compra fosse muito superior para a Fruit Beer que para a cerveja Blonde Ale.
Conclusão O protocolo técnico desenvolvido para a produção artesanal da Blonde Ale e da Fruit Beer se mostrou viável em escala laboratorial. A escolha da etapa de maturação para a adição da polpa de fruta foi fundamental para manutenção das características oriundas da polpa, fazendo com que houvesse a harmonização com o estilo base escolhido, sendo essa adição de polpa responsável por agregar a cerveja novos aromas e sabores, principalmente no que se refere às sensações dulçor e amargor, tornando-a diferenciada e com maior valor sensorial.
Com as diferenças estatísticas obtidas nos testes de aceitação global e de intenção de compra, assim como também os resultados do teste F para os atributos avaliados, mostrando que, para alguns atributos avaliados, houveram significâncias estatísticas a 1 % de probabilidade, podese considerar que as cervejas, em especial a Fruit Beer com graviola, foram consideradas sensorialmente aceitas.
Referências ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. 1998. NBR 14141: Escalas utilizadas em análise sensorial de alimentos e bebidas. Rio de Janeiro, ABNT, 1998.
ABRACERVA. Com 91 novos registros no 1 º semestre, mercado das artesanais avança no Brasil e já tem 610 cervejarias. Disponível em: < http:// abracerva. com. br / com-91-novosregistros-no-1o-semestre-mercado-das-artesanais-avanca-no-brasil-e-ja-tem-610-
42 Série Iniciados v. 23