O uso de mapas conceituais no ensino de Administração: o‘ olhar’ docente de sua contribuição na aprendizagem discente
Francisco Ialyson Felipe Vasques 1 Anielson Barbosa da Silva 2
Resumo
O presente capítulo tem como objetivo identificar a contribuição do uso dos mapas conceituais na autorregulação da aprendizagem dos discentes do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com professores do departamento de Administração da UFPB que utilizam o mapa conceitual não apenas como uma ferramenta, mas também como uma estratégia de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo levou a identificação de 7 categorias. Os resultados encontrados revelam que o uso de mapas conceituais contribui para a pratica docente e a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo maior envolvimento, participação e autonomia da turma, como também é uma estratégia para potencializar a aprendizagem, já que os alunos percebem a utilidade da estratégia não apenas à uma disciplina, mas em diversos contextos da sua vida acadêmica ou prática profissional, o que podem auxiliá-los a planejar estratégias de aprendizagem.
Palavras-chave: Mapas Conceituais. Autorregulação. Aprendizagem. Ensino de Administração. Prática Docente.
Apresentação
Este capítulo é resultado da experiência de pesquisa no desenvolvimento do plano“ O uso de mapas conceituais no ensino de Administração”, que tem como objetivo geral avaliar a contribuição da implantação de um sistema de aprendizagem em ação na Educação em Administração, a partir da difusão de estratégias de ensino ativas na formação de Administradores.
Especificamente, esta pesquisa teve como objetivo identificar a contribuição do uso dos mapas conceituais na autorregulação da aprendizagem de alunos do curso de Administração, por meio de entrevistas realizadas com professores do departamento de Administração que utilizam essa estratégia de ensino.
A pesquisa parte do pressuposto que o uso dos mapas conceituais pode contribuir para a autorregulação da aprendizagem de alunos do curso de Administração da UFPB. Essa pesquisa faz parte do esforço de um grupo de pesquisadores que utilizam várias metodologias ativas de aprendizagem utilizadas no curso, a partir de processos de pesquisa e de capacitação docente. O projeto“ Implantação de um sistema de aprendizagem-em-ação em Administração” tem como uma de suas dimensões as estratégias ativas de aprendizagem, cujos
Título do Projeto de Pesquisa / Plano de Trabalho: Implantação de um Sistema de Aprendizagem em Ação na Educação em Administração / O Uso de Mapas Conceituais no Ensino de Administração ¹ Estudante de Iniciação Científica: Francisco Ialyson Felipe Vasques( e-mail: ialysonvasques @ gmail. com) Instituição de vínculo da bolsa: UFPB / CNPq( www. propesq. ufpb. br, e-mail: cadastrocgpaic @ propesq. ufpb. br). ² Orientador: Anielson Barbosa da Silva( e-mail: anielson @ ccsa. ufpb. br, telefone: 83 3216-7492)
Série Iniciados v. 23
319