Série Iniciados Vol. 23 | Page 216

Avaliação do índice de conforto térmico em pontos representativos da malha urbana da cidade de Bayeux( PB)
vegetal de médio porte típica da formação vegetacional de Mata Atlântica, sendo a maior parte da área com recobrimento do solo permeável.
Alvarenga & Sales( 2014) destacam que a vegetação de grande porte causa a redução na velocidade dos ventos próximos a superfície, o que pode diminuir a taxa de dissipação do calor. Tais resultados são atribuídos à presença da vegetação e menor presença de áreas impermeáveis. Como diagnosticado por Müller et al.( 2014), a vegetação com porte arbóreo contribui substancialmente para o conforto térmico humano, em todas as estações do ano. O mesmo autor complementa que a quantidade de vapor d’ água presente no ar influencia diretamente a taxa de evaporação e evapotranspiração, o que determina o conforto humano em decorrência da temperatura sentida pela pele. A cobertura vegetal contribui para a amenização da temperatura do ar através do sombreamento e do processo de evapotranspiração.( CARVALHO, 2012).
Avaliação da Umidade relativa do ar durante o periodo seco
Observando a( Figura 14) pode-se constatar que o ponto P01 apresentou as melhores condições de umidade relativa, que variaram entre 71 % e 78 %. Dessa forma, observou-se que a umidade relativa do ar é fortemente influenciada pelas zonas mais arborizadas, pelo fato deste ponto apresentar os maiores índices de cobertura vegetal. Dessa forma, ressalta-se a importância da cobertura vegetal para a amenização climática de áreas urbanas e seu efeito benéfico para o conforto térmico.
Já o P02 apresentou a umidade relativa do ar variando entre 70 % e 75 %, enquanto que o ponto P03 apresentou a umidade relativa variando entre 70 % e 74 %. Verifica-se que ambos os pontos obtiveram as medias mais baixas no que diz respeito a umidade relativa do ar. Isso se deu em função da ausência de cobertura vegetal nestas amostras experimentais e o alto índice de material de recobrimento do solo impermeável. Os pontos estão localizados em uma grande área de adensamento urbano com ausência de cobertura vegetal e solo impermeabilizado como já foi destacado.
A( Figura 14) apresenta as médias de umidade relativa do ar(%) durante os três meses de monitoriamento nos pontos experimentais.
Figura 14. Indicativo da Umidade Relativa do Ar Média(%) por ponto no período seco da área de estudo.
216 Série Iniciados v. 23