Avaliação do índice de conforto térmico em pontos representativos da malha urbana da cidade de Bayeux( PB)
cidades de clima temperado. Este autor, ao analisar o nível de conforto térmico na cidade de João Pessoa – PB, concluiu que promover este conforto para os citadinos, face às diferentes vulnerabilidades socioambientais que a população está exposta, constituise em um requisito elementar para direcionar um planejamento urbano pautado prioritariamente na melhoria da qualidade de vidas dessas populações.
Maciel et al.( 2012) desenvolveram um estudo sobre a sensação de conforto térmico experimentada nos terminais de ônibus em Fortaleza – Ceará. Estes autores ressaltaram a importância do uso da climatologia e dos estudos de clima urbano como subsídio a projetos de planejamento urbano, os quais, na maioria das vezes, não levam em consideração os aspectos climáticos.
Contudo, tais autores afirmam que as alterações no ambiente físico urbano têm criado microclimas artificiais, sofrendo intensas modificações climáticas face as diversas fontes adicionais de calor de carácter antropogênico de modo que realizar uma avaliação microclimática da cidade se torna essencial para o processo de planejamento urbano.
De fato, o planejamento urbano associado ao conhecimento climatológico urbano da área investigada possibilita o desenvolvimento de um ordenamento territorial adequado e bem estabelecido, que proporcione conforto térmico e sadia qualidade de vida para a população( LIMA & ZANELLA, 2011).
Assim, subsidiados por uma gama de informações obtidas através do monitoramento climático, os gestores públicos conseguem melhor avaliar a situação espaço / temporal do clima urbano e, de maneira adequada, promover intervenções no espaço intra-urbano que propiciem a amenização climática( ZANELLA, 2014).
Dessa forma, o estudo do microclima urbano constitui uma ferramenta indispensável para a compreensão de tais problemas, bem como, para a promoção da qualidade de vida das sociedades modernas( MONTEIRO, 2003), já que o clima constitui um recurso natural essencial à manutenção da vida e ao pleno desenvolvimento das atividades econômicas de tais sociedades, as quais se concentram em sua maioria, nos centros urbanos.
Metodologia e análise Caracterização da área de estudo Figura 1. Localização da cidade de Bayeux( PB).
206 Série Iniciados v. 23