Série Iniciados Vol. 23 | Page 203

Avaliação do índice de conforto térmico em pontos representativos da malha urbana da cidade de Bayeux( PB)
Silva dos Santos no período correspondente aos anos de 2015 e 2017. A pesquisa tem como objetivo principal estudar o clima urbano da região metropolitana de Joao Pessoa / PB e neste caso, especificamente compreender o campo térmico urbano da cidade da cidade de Bayeux / PB e seus reflexos nas condições de conforto térmico ambiental da população da área de estudo. O trabalho contribui para compreensão das condições climáticas urbanas da área de estudo e a importância da cobertura vegetal na amenização.
Nesse contexto, vale destacar que compreensão da dinâmica climática em áreas urbanas, especificamente do seu campo térmico, se constitui em objeto de pesquisa imprescindível para o planejamento e a gestão ambiental dessas áreas. Como o clima pode ser considerado um recurso natural indispensável à manutenção da vida e às atividades econômicas seu estudo se tornou de extremo valor à sociedade moderna, cuja população, se concentra em sua maioria nos centros urbanos e sofrem diretamente os efeitos das alterações climáticas locais e também globais.
Apesar de existir estudos sobre a influência do processo de urbanização no microclima das cidades com repercussões no conforto térmico ambiental e na formação das ilhas de calor urbanas, ainda é deficiente a aplicação desses estudos ao planejamento e ordenamento territorial das cidades com vistas à gestão ambiental do uso e ocupação de parcelas do solo urbano. No ambiente urbano, as diferentes formas de uso e cobertura do solo podem acentuar ainda mais os problemas de ordem climática, em especial àqueles ligados ao campo térmico. Tais alterações repercutem diretamente nas condições de conforto térmico ambiental da população e pode comprometer diretamente a saúde e a qualidade de vida.
O adensamento das construções, as propriedades térmicas dos materiais da construção civil, bem como, a morfologia urbana, causam interferências no clima das cidades com reflexos diversos nos elementos climáticos desses ambientes. O aumento da temperatura, a diminuição da umidade relativa do ar e as mudanças na direção e velocidade dos ventos são alguns exemplos dessas alterações microclimáticas.( NIMER, 2016). Para Amorim( 2017), os estudos microclimáticos demonstram as dimensões da intervenção do ser humano no ambiente urbano, e por essa razão, se tornaram uma ferramenta importante para o planejamento, ordenamento territorial e gestão ambiental de áreas urbanas.
É diante desta problemática urbana que nosso estudo se insere, com o objetivo principal de estudar o clima urbano da cidade de Bayeux / PB e suas repercussões nas condições de conforto térmico ambiental. O crescimento desordenado e falta de planejamento urbano ambiental, contribui para uma série de problemas socioambientais enfrentados pela cidade população da cidade de Bayeux / PB. Dentre esses problemas, podese se destacar o aumento das temperaturas em áreas urbanas desprovidas de cobertura vegetal e o desconforto térmico ambiental. Dessa forma, a pesquisa parte da hipótese que as diversas formas de uso e cobertura do solo, com o processo desordenado de urbanização da cidade de Bayeux / PB, têm provocado alterações no campo térmico da cidade, gerando, assim, desconforto térmico ambiental implicações na qualidade de vida da população.
Fundamentação teórica
Nos primórdios da humanidade a relação entre ser humano e natureza se estabelecia de forma menos predatória, de modo que as alterações ocorridas no espaço geográfico eram pouco significativas. Contudo, ao longo do desenvolvimento da humanidade e dos diversos modos de produção, as diversas culturas alteraram de forma significativa o espaço geográfico, o que causou o desequilíbrio dos diversos sistemas ambientais com bem destaca Santos,( 2011).
No entanto, foi a partir da Revolução Industrial no século XVIII que transformações significativas passaram a ocorrer no espaço geográfico com a substituição das paisagens
Série Iniciados v. 23
203