Série Iniciados Vol. 23 | Page 187

Fatores relacionados aos diagnósticos de enfermagem da classe atividade / exercício em idosos hospitalizados
meio do estado de saúde de cada membro, no sentido de produzir resultados individuais e globais com identificação de grupos de risco.
A determinação da amostra foi do tipo probabilística, demarcada por meio da técnica de amostragem simples. Para a seleção dos idosos investigados, foi levantado o quantitativo de admissões diárias entre os meses de Novembro de 2016 e Abril de 2017, totalizando 134 idosos hospitalizados e entrevistados. Logo em seguida, delimitarse-á a amostra considerando a seguinte fórmula: n = Z2 PQ / d2, sendo n = tamanho amostral mínimo; Z = variável reduzida; P = probabilidade de encontrar o fenômeno estudado; Q = 1-P; d = precisão desejada. Adotou-se p = 50 %, por se tratar de uma avaliação multidimensional, e parâmetro de erro amostral de 5 %.
Participaram do estudo pessoas com sessenta anos ou mais, de ambos os sexos, que após devidamente esclarecidos dos objetivos e após a assinatura do TCLE, aceitaram participar da pesquisa. Foram excluídos do estudo aqueles que estavam em isolamento protetor por imunodepressão. A coleta de dados foi realizada no período de novembro de 2016 a abril de 2017 mediante entrevista subsidiada por instrumento estruturado contemplando duas seções: a primeira reunindo variáveis sociodemográficas e clínicas; a segunda seção contemplando os diagnósticos de enfermagem da classe atividade / exercício com suas respectivas características definidoras e fatores relacionados conforme especificados na NANDA-I( 2015), além da realização do exame físico focado na mobilidade / exercício.
A análise dos dados foi efetivada por meio da estatística descritiva de natureza univariada para todas as variáveis, incluindo medidas de frequência, de posição e dispersão. Para comparação das principais variáveis categóricas, foi utilizado o Teste do Qui-quadrado, de acordo com os objetivos propostos do estudo. A análise foi realizada com o subsídio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences
( SPSS), versão 20.0 for Windows.
Diante da análise dos dados, observamos que no tocante aos idosos investigados, verificou-se que a maioria destes pertenciam ao sexo feminino 73( 54,5 %) com faixa etária predominante de 60-69 anos 71( 53,0 %). Quanto ao estado civil, 66( 49,3 %) eram casados e 42( 31,3 %) eram viúvos. No que tange à escolaridade e renda familiar, 51( 38,1 %) referiram ter de quatro a oito anos de estudo e 110( 82,1 %) entre 1,1 e 3 salários mínimo( vigente no país na ocasião da coleta de dados), conforme apresentado na Tab. 1.
Série Iniciados v. 23
187