Apesar da organização, os postos de saúde do município enfrentam problemas em relação à falta de equipamentos disponíveis e de médicos especializados – tendo em vista que atendem centenas de pessoas por mês, e há poucos profissionais capacitados atuando nos postos.
Além disso, a carência de um gerador de energia acarreta em problemas na utilização de computadores e refrigeração de remédios e vacinas quando há falha na rede elétrica municipal.
Estes problemas podem ser facilmente solucionados com a compra de geradores e contratação de mais médicos. Realizando esses procedimentos, evitaria que o problema persistisse e, além disso, que ocorressem futuras complicações.
O governo municipal é um exemplo na divulgação de campanhas preventivas, sempre distribuindo folders a respeito da importância de adquirir imunidade e atualizando as redes sociais da prefeitura com os horários de aplicação das vacinas nos postos de saúde.
O município foi o primeiro em Santa Catarina a disponibilizar a vacinação gratuita contra o HPV. Assim, em 2012, profissionais imunizaram 233 meninas, entre 12 e 14, contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Ademais, agentes de saúde visitaram cada uma das casas onde residem adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos, para convocá-las a tomar a vacina.
No dia 22/11/2012, o município anunciou a campanha do Novembro Azul, com o objetivo de imunizar os homens contra a Diabetes e o Câncer de Próstata. A prefeitura municipal ainda alertou a população a respeito do Dia Mundial de Combate à AIDS – 01/12.
Campanhas
Mudanças para o Futuro
TEXTO: Erik Junkes
Folhetos informativos expostos nas Unidades de Saúde.
TEXTO: Lucca Sandreschi
FOTO: Bruno Damm
76