São Pedro de Alcântara Jun. 2015 | Seite 59

As indústrias, por melhores que possam ser ao acelerar o processo produtivo, trazem desvantagens. Uma fábrica exige muitos trabalhadores, isto faz com que a migração aumente consideravelmente na região, podendo ocorrer como consequência, as periferias. Porém, o pior dos problemas causados é a poluição, já que essas indústrias liberam grande quantidade de resíduos, prejudicando o meio ambiente e inclusive a saúde dos moradores.

São Pedro de Alcântara tem sorte de ser pouco afetado, já que possui somente pequenas fábricas, e por isto, tem suas águas, ares e solos muito limpos.

Todavia, sem grandes indústrias, é difícil para que um município tão pequeno se desenvolva. Para resolver esse empecilho, o governo procura motivar os pequenos proprietários, ajudando-os a melhorar seus negócios – sempre prestando incentivo ao desenvolvimento sustentável. Agricultores já estão sendo beneficiados com a utilização de um trator adquirido pela prefeitura para o preparo do terreno das lavouras, por exemplo.

Com a prefeitura municipal auxiliando as pequenas propriedades, não é necessidade urgente instalar grandes indústrias na região. Sendo assim, a cidade permanece rica em belezas naturais.

Poluição? Aqui não!!

Apesar de pequeno, por ser um município majoritariamente rural, os moradores necessitam de meios de transporte para que possam se locomover até o centro. O uso de motocicletas é o mais frequente, e apesar de não serem muitas (devido ao pequeno número de habitantes da cidade), elas acabam gerando poluição atmosférica e sonora.

Para melhorar essa situação, os moradores devem ser alertados a substituir seus carros por bicicletas, por exemplo, tendo em vista que várias ciclovias já foram construídas pelo governo municipal, com o próprio dinheiro do município. O transporte público não é tão frequente no local, porém, também seria viável.

Mesmo não sendo um grave problema enfrentado pelo município, é importante ter consciência de que o mesmo é cercado por milhares de plantas e animais e necessita de uma atenção especial quando se trata de qualquer tipo de poluição.

A QUESTÃO DOS VEÍCULOS

Carros estacionados.

FOTO: Nathália Gil

TEXTO: Carolina Benedetti

59