São Pedro de Alcântara Jun. 2015 | Page 58

Saneamento básico é o conjunto de medidas responsável por modificar o meio para combater doenças e promover a saúde. Entre os procedimentos que formam este conceito, estão: tratamento de água, limpeza pública de ruas e avenidas e coleta e tratamento de resíduos orgânicos e materiais. Além disso, há também a canalização e tratamento de esgotos.

Santa Catarina é um dos estados com maior índice de falta de rede de esgoto nas moradias. Cerca de 86% da população catarinense está desprovida de saneamento básico. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), apenas 47 municípios, dos 295 catarinenses, têm acesso a esse recurso. Este índice representa apenas 16% das cidades de todo o estado.

São Pedro de Alcântara é um dos municípios que precisam encontrar uma maneira de substituir essa carência. Portanto, os cidadãos fazem uso das fossas sépticas.

Esse sistema é constituído por um tanque enterrado ao lado da casa e tem por objetivo reter os resíduos sólidos, além de realizar a purificação da parte líquida. Essas fossas evitam o lançamento dos despejos humanos em locais como rios e lagos ou até mesmo na superfície do solo quando não há rede de esgotos para tratá-los.

Essa forma de solucionar o problema é acessível para a população, já que o custo do sistema não é elevado e sua construção é simples. Apesar de não se sentirem incomodados, os moradores gostariam de ter um sistema de tratamento de esgoto da região.

As Fossas Sépticas

Desenho explicativo das fossas sépticas.

TEXTO: Nathália Gil

FOTO: www.fkct.com.br

58