Uma das principais festas germânicas que ocorrem no município é a Stammtisch. A palavra é derivada de Tish (mesa) e Stamm (tronco), sendo que a principal tradução do termo “Stammtisch” é lenhador. Isto porque era ao redor de mesas feitas de madeira que alemães, austríacos e suíços, cada qual em seu país, reuniam-se para beber cerveja e celebrar a vida.
Em São Pedro de Alcântara, a celebração é reproduzida mantendo algumas características das Stammtisches estrangeiras, assim, os participantes cantam e dançam em pares ao som de músicas alemãs ao vivo. Até mesmo as crianças vestem trajes germânicos, colorindo ainda mais a festa.
Não faltam chope e comidas típicas para manter vivas as antigas tradições. Há ainda quem produza sua própria cerveja, como é o caso de Luis Bennemann, que na 11ª edição da festa, levou 20 litros produzidos artesanalmente.
Em 2015, a festa ocorreu no dia 12 de abril, à céu aberto, no centro da cidade. O horário de início foi às 9 horas e o término, às 18 horas. Todas as edições anteriores também foram um sucesso, garantindo a diversão das dezenas de convidados, e vendendo mais de 50 litros de chope por barraca!
Stammtisch
TEXTO: Victória Tiezzi
FOTO: www.skyscrapercity.com
FOTO: www.skyscrapercity.com
A música alemã é essencial durante a festa.
Rainha e princesas da Stammtisch.
19