SupportWorld Brasil Edição 25 | Page 26

conquistas no curto prazo (quick wins); consolidar os ganhos e produzir mais mudanças; e por último, incorporar os novos métodos na cultura.

A análise de alguns desses passos podem ajudar na escolha da melhor abordagem:

#1 Estabelecer um senso de urgência

A questão principal na condução inicial de uma mudança é a garantia de que o time manterá o comportamento de urgência com as mudanças no dia-a-dia. Gestores altamente disciplinados conseguem manter o foco e a atenção necessária na mudança, porém essa não é uma realidade comum. É muito comum iniciativas falharem a partir do momento em que as melhorias começam a disputar atenção e recursos com as atividades operacionais do dia-a-dia. Isso é muito comum com abordagens Inside-out como o ITIL.

Inspirar pessoas para mudanças depende de manter o senso de urgência em todos os momentos. É necessário aprender a dizer não para tudo que possa comprometer o sucesso da iniciativa, porém isso leva o gestor a um maior desgaste perante alguns usuários. Esse fato somado a falta de patrocínio da alta gestão, ou a ausência da proteção de uma camada de governança, pode levar a iniciativa ao fracasso.

Neste ponto, a abordagem Outside-in do COBIT é mais eficiente, pois o compromisso com as mudanças são de dentro para fora, fazendo com que a estrutura de governança corporativa crie uma agenda de discussão sobre resultados, riscos, priorizações, ganhos, que criam o senso de urgência para as melhorias.

E se a organização não tiver uma cultura de governança corporativa?

Nesse caso a agenda positiva que levaria a criação de um senso de urgência fica fragilizada, cabendo ao CIO buscar interlocutores na alta gestão capazes de patrocinar a iniciativa. Definitivamente, se não houver uma motivação externa dificilmente a iniciativa será sustentável. A alta gestão irá demandar outras prioridades que impedirão que as mudanças sejam concluídas com sucesso.

O COBIT identifica alguns elementos conjunturais (pain points e triggers events) presentes nas organizações que ajudam a justificar iniciativas de melhoria, a partir de uma abordagem Outside-in.

26

Frameworks

JAN | FEV | MAR 2016 | SUPPORTWORLD BRASIL