SOMETHING 1 | Page 8

EDIÇÃO NÚMERO 11 / SETEMBRO 2017

6

charlottesville

E o neo nazismo

O caos que tomou a cidade americana pareceu ter finalmente acabado na noite de domingo (13 de agosto). Mas o que realmente aconteceu? Manifestantes de extrema direita foram as ruas de Charlottesville defender a ideologia do grupo Ku Klux Klan ( o KKK promove a violência contra a população negra).

Em reação a marcha racista centenas de pessoas também foram à cidade se manifestar contra os grupos racistas,Estavam presentes grupos que se identificavam como "antifascistas", ativistas de todo o país do movimento Black Lives Matter [Vidas Negras Importam], líderes religiosos, moradores de Charlottesville e liberais.

O governador do estado da Virgínia reconheceu os supremacistas brancos da marcha racista como terrorista por portarem armas de alto calibre, os neonazistas fizeram formações militares, com armas e escudos, tudo parecia ensaiado.

Terrorista avança com carro em manifestação antirracismo, além de deixar 19 feridos e um morto, esse ato extremo apenas amplificou os confrontos entre direitistas e seus opositores. Foi tudo por uma estatua, exatamente tudo isso foi por apenas uma estatua que merecendo ou não ser derrubada causou mais revolta que muita coisa que se por aí.

O artigo 2 da declaração universal dos direitos humanos diz que "Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição." Isso deixa claro se os neonazistas estavam certos ou não.