Soluções Ambientais Sustentáveis Setembro de 2017, v.3 | Page 30

Soluções Ambientais Sustentáveis – Prática Profissional Integrada 2017
DESENVOLVIMENTO
Para a comparação da utilização da compostagem, como forma de reduzir a produção de resíduos orgânicos produzindo um composto de qualidade, com a utilização apenas de solo sem incremento foi realizada da seguinte maneira: Foram utilizados os seguintes tipos de solos: 1) de baixa qualidade e sem intervenção, coletado até 10 cm de profundidade; 2) substrato oriundo do processo de compostagem; 3) mistura de 50 % solo de cultivo e 50 % substrato compostado; 4) substrato proveniente da vermicompostagem, que foi retirado após 30 dias tendo intervenção de minhocas californianas, com estrutura especifica para evitar fugas de animais e / ou ataque de pássaros.
A composteira foi construída utilizando taquaras sobrepostas entre si até adquirir o tamanho desejado para montar a estrutura externa. Logo após foram colocados, aproximadamente, 20 cm de material orgânico seco( folhas de árvores e restos vegetais) e posteriormente 5 cm de camada orgânica fresca( estrume bovino). Essas camadas foram repetidas até atingir 60 cm de altura, e finalizado com camada de material seco. Essa composteira permaneceu a céu aberto por aproximadamente 6 meses sem formação de chorume ou mau cheiro.( Figura 1)
( Figura 1-Composteira que foi retirado o substrato para o experimento)
Após o peneiramento( Figura 2), amostras foram coletadas para análise química e os substratos foram dispostos em vasos de diâmetro igual a 80X25X20 cm, sendo utilizado dois vasos para cada tipo de substrato. Em cada vaso foram plantadas 5 mudas de Couve Ornamental( Brassica olaracea)( Figura 3).
30