acompanhante , pois a prefeitura manda apenas quando a criança precisa de um para trocar , para dar comida ou que tenha autismo . A gente não conseguiu ter avanço no aprendizado da escrita e leitura com ela ”.
Esse tipo de conduta do município ocorre em vários lugares do Brasil . Diante deste caso , alguns pais acabam se tornando os acompanhantes de seus filhos em sala de aula .
Danielle Santos , mãe de uma criança com Síndrome de West , um tipo raro de epilepsia que se inicia na infância e é caracterizada por uma série de espasmos , conta que na maioria das vezes precisou acompanhar a filha nas aulas . “ Não tinha um cuidador lá . A escola falava que procurava , mas era muita burocracia . Cheguei a ir à prefeitura fazer essa solicitação porque eu não tinha condições de ficar acompanhando ela ”.
“ Não tinha um cuidador lá . A escola falava que procurava , mas era muita burocracia "
Danielle Santos
Um acompanhante ou cuidador é um profissional capacitado que atende o aluno com deficiência e o auxilia nas atividades e no processo de inclusão .
A acadêmica do 8 ° semestre de fonoaudiologia , Katiuscia Souza , auxiliou no desenvolvimento de uma criança autista . Ela explica que no início foi difícil porque nunca trabalhou com crianças com deficiência e por isso muitas vezes precisava mudar a dinâmica das atividades porque havia rejeição . “ Quando ele começou a responder às brincadeiras foi muito satisfatório para mim e quando ele apresentou avanços , como o contato visual que não fazia antes , foi melhor ainda ”. Em relação à família , Katiuscia informa que não teve problemas , pois os pais acompanhavam e contribuíam no progresso do filho .
Já a pedagoga e especialista em psicopedagogia clínica e em educação infantil Wilza Cândida esclarece que no começo da sua carreira também trabalhou com uma autista com grau avançado sem ter conhecimento do transtorno . “ Ela não parava em sala de aula , não fazia as atividades , falava sozinha . No começo foi difícil para mim porque os pais não queriam procurar outros profissionais , pois achavam normal por ela ser criança . Mas hoje não é tão complicado porque recebemos uma maior preparação ”.
Foto : Aquivo pessoal
12 ( Re ) Educar
Katiuscia em uma sessão de fonoaudiologia com o aluno autista .
Formação continuada oferece ferramentas importantes ao docente
Para driblar as dificuldades , os educadores do país participam de um programa de formação continuada . Este projeto , oferecido pelo Ministério da Educação ( MEC ) e garantido por lei , corresponde ao