Senhorita Camaleão | 页面 8

A MEMÓRIA DO BEM

A Revista Senhorita Camaleão entrevistou a jornalista, blogueira, defensora dos animais e editora do Blog Bichos de Companhia, Nádia Santos. Ela nos fala sobre a função do blog na divulgação da causa animal e as dificuldades encontradas por quem atua diretamente nos resgates e na conscientização contra o abandono e os maus-tratos. Ela também nos contou do lançamento de um produto exclusivo do Bichos de Companhia para ajudar na arrecadação de recursos para permitir a manutenção de resgates de animais das ruas. Trata-se de um Jogo da Memória com os Vira-Latas mais lindos da cidade, título concedido por concurso promovido este ano pelo blog.

O Bichos de Companhia que completou 10 anos no ar, em janeiro último, tem seguidores em todo o país e também no exterior. É um canal formador de opinião e tem como principal bandeira a adoção e a guarda responsável de animais de companhia.

O blog também leva a assinatura das assistentes caninas, Pepê e Flor, respectivamente poodle e whippet, resgatadas do abandono nas ruas. As duas são as inspirações dos posts e ficam com a parte boa da fama de manter o Bichos de Companhia online.

Revista Senhorita Camaleão: Quando e por que você criou o blog Bichos de Companhia?

Nadia Santos: Comemoramos os 10 anos de Blog bichos de companhia este ano e ele nasceu como uma ferramenta importante de divulgação de assuntos referentes à causa animal, adoção de cães e gatos resgatados do abandono e dos maus-tratos e produção de matérias interessantes e pertinentes. O Bichos de Companhia também está em outros canais, além do blog: no instagram, no facebook, twitter e youtube. É o Bichos de Companhia nas mídias sociais.

RSC: Quais as principais dificuldades que o blog destaca no que se refere a esse trabalho de conscientização e resgate de animais das ruas?

NS: No trabalho de divulgação e produção de matérias, o blog não encontra dificuldades, pois é um veículo de comunicação. Porém, é importante destacar que o trabalho de conscientização em torno de adoções e guarda responsável feito pelo blog, protetores e ongs não é fácil. A aquisição de um animal não prescinde de planejamento minucioso para saber os motivos pelos quais o adotante quer levar um animal para sua casa, se ele cabe no orçamento doméstico, se a família está preparada para receber aquele ser que vai viver ali com eles durante 15, até 20 anos.

Hoje, temos os animais abandonados e também os semi-domiciliados, que são liberados pelos seus tutores, para sair e voltar para a casa, sem quaisquer preocupações quanto à segurança e à saúde desses cães e gatos. Infelizmente, essa é uma realidade muito comum, arraigada, difícil de mudar.