A segunda guerra Mundial foi consequências de vários acontecimentos que nenhuma sociedade queria passar novamente, devido a dimensão da primeira guerra mundial. A preocupação em conter um novo conflito em larga escala fez com que vários mecanismos fossem utilizados, inclusive politicas de concessões.
O tratado de Versalhes impôs sobre a Alemanha vários sanções como as perdas do território de Alsacia -Lorena para a França, retirada das colônias africanas que se tornaram mandatos da Liga das Nações, limitações ao seu armamento a 100.00 soldados, para alem disso, deveria pagar indenizações pelos danos causados aos Aliados e foi declarada Culpada pela guerra.
Todo esse processo fez com que a Alemanha ficasse com o “ sentimento ferido” sendo necessário reergue-los. Isso foi possível através de Adolfo Hitler, que através de seu discurso atribui um novo sentido ao combate, o atribuindo como mecanismo necessário para se erguer o orgulho alemão “ferido” pelas potências vitoriosas da primeira guerra. Esses mecanismos levou a Hitler a querer várias possessões em torno da Europa, como a anexação da Áustria sob a justificativa que havia vários alemães em condições de vida inferiores aos nativos e o desejo pelo Sudetos, levando-o a dialogar com o primeiro ministro britânico Neville Chamberlain que o cedeu sob medo de originar uma nova guerra.
Cabe ressaltar outros eventos que contribuíram para o surgimento da segunda grande guerra, como a invasão da Manchúria pelo Japão, devido achar que esse território seria um mecanismo de controle comercial; e a Itália sob o comando de Mussolini que tinha como objetivo torná-la temida e respeitada; viu na política externa, meio para isso. A política de Mussolini foi marcada por dois momentos. O primeiro pode ser visto pela invasão em Corfu, que desafiou a liga das Nações sobre a sua eficácia.
Esse evento fez com se pensasse sobre suas ações, que levou o uso da diplomacia como principal mecanismo de boas relações, exemplo, foi a participação da Conferência de Locarmo, mantendo boas relações com a Grã Bretanha e é a primeira nação a reconher a URSS. A segunda fase de seu governo foi marcado pela aproximação de Hitler formando o eixo Roma-Berlim que “ “Todos os Estados que desejavam a paz poderiam girar”, não obstante é assinado pela Itália, Alemanha e o Japão o pacto Anticominterm; além disso Mussolini assume o pacto de aço com Alemanha que promete ajuda total em caso de guerra.
Hitler via na política externa um grande mecanismo para restabelecer o orgulho alemão, passa então a estabelecer politicas de como tornar Alemanha potência, desfazer o Tratado de Versalhes, fortalecer o exército, recuperar os territórios perdidos e trazer o povo alemão para o Reich.
segunda guerra Mundial foi consequências de vários acontecimentos que nenhuma sociedade