Momento Música e Reflexão: "Ser Diferente"
Solo Improvisation for Trombone, Voice & Plunger
Kuarup Kamayurá - Ritual com música tradicional
Sarau a Tempo N° 3 - Outubro
Pensar e refletir no que há nestas ricas imagens que circulam pela internet e no conteúdo destes vídeos é, infelizmente, uma tarefa que interessa a muito poucos.
Não é necessário que se escreva uma linha sequer para que se aprenda muito sobre o "micro-cosmo em arte" e o "ser diferente". Para contextualizar, observa-se em "as revoluções musicais de um mestre zen", de Emanuel Pimenta, uma passa-gem em que o mestre zen, Koel-lreutter, compositor e educador, narra um episódio de como ele observara o mestre Picasso pintando em Paris. O pintor descortinava todos dias uma linda paisagem de Paris, mas só pintava um único retângulo por dia. O jovem Koellreutter, não compreendia aquilo, então Pi-casso explicou-lhe que pintava o tempo, já que cada retângulo era a representação de uma telha dos diversos telhados que via. "Cada dia a luz é diferente, as cores são diferentes, cada dia somos diferentes e vemos tudo de forma diferente."
Com essa lição, fica claro que muitas pessoas se queixam da rotina de suas vidas corridas. O sistema é padronizador e repe-titivo, muitos vivendo feito má-quinas, apertando botões, mas a vida passando. Dessa maneira, são poucos os que vão se des-vencilhar dessa condição para expandir sua consciência de criação das coisas. Há de se percebê-la, desligando o auto- mático, produzindo sua própria realidade, seu microcosmo. Em arte isso não deixa de ser notado, pois a padronização e esterióti-pos dominam o criador menos