Família de Músicos
Gessé de Oliveira Froes. Nascido na cidade de Guarulhos - São Paulo, no berço de uma família de músicos, seu pai foi maestro da Banda da Policia Militar de São Paulo, sua mãe tocava bandolim. Todos irmãos tiveram uma iniciação musical, as meninas de quebra ainda fazem um belo coral com vozes afinadíssimas. Seu primeiro deslumbramento pela música popular ocorre com o conhecimento de Chico Buarque de Holanda, foi um encantamento, devorava tudo que tinha sobre o poeta, compositor e músico.
Isso transforma sua inspiração, e aos poucos e muitos se entrega definitivamente a Musica Popular, ao choro e ao Samba, pois Chico Buarque sempre foi sambista e mangueirense.
Rimando com a arte
Gessé é Técnico em Edificações, tem formação acadêmica em Letras e também em Engenharia Civil profissão em que se aposentou. Durante sua trajetória participou de vários Movimentos Culturais de poesia e música. Também teve uma passagem pelo Teatro com o Grupo A Jaca Est (Núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro) fundado em 1979, e sob direção de Mário Nascimento participou da montagem de “Os Fuzis da Senhora Carrar" de Bertolt Brecht. Após deixar a carreira de bancário, com a sua indenização adquiriu a Escola Moderna de Artes na cidade de Guarulhos, com o Grupo EMA de Teatro participou da montagem de um musical, onde participou ativamente nas composições das musicas em parceria com Carlos J Fernandes Neto. O trabalho foi encenado no Teatro Oficina. Era década de 1980, e a cultura de resistência ganhava novos ares, o teatro amador e semi profissional que teve forte movimento nos anos 1970, também se fortalecia com a música alternativa, tudo sem apoio institucional. Neste contexto participou de vários festivais de Música Popular.
18 Revista Samba Acadêmico Outubro 2016