modinha e
samba paulistano
O Samba paulista é influenciado pelos costumes caipiras
Com a transferência da Capital para o Rio de Janeiro e depois com instalação das gravadoras de discos, o Estado Novo e as rádios, a cidade Carioca teve a divulgação do Samba a todos os cantos do país, através da rádio Nacional – uma estatal na era do governo de Getúlio Vargas que decreta o Samba Carioca como sendo o símbolo da identidade nacional. Tudo isto tem relação com a veia popular pulsante da sociedade na cidade de São Paulo que via crescer sensivelmente a sua população, principalmente nas camadas menos abastadas. Outro fator é que na ocasião entendia-se Cultura como uma atividade que só poderia ser assistida e entendida pela burguesia. A divulgação em São Paulo era questão difícil, sem apoio de rádios e gravadoras, uma das estratégias era utilizar melodias de músicas já conhecidas acrescidas de poesias com temas rotineiros da cidade e do meio rural.
São Paulo já vislumbrava deixar para trás o ostracismo das primeiras décadas do século XX em troca de um surpreendente desenvolvimento urbano, seus arranha-céus e com a instalação de suas indústrias vai se metropolizando.
Neste período é forte a migração dos afro-descendentes do interior paulista, de moradores da área rural, de nordestinos, a formação das colônias italianas, portuguesas, etc., urbanizando as periferias paulistanas, e com eles vêm também os costumes e tradições.Neste período é forte a migração dos afro-descendentes do interior paulista, de moradores da área rural, de nordestinos, a formação das colônias italianas, portuguesas, etc., urbanizando as periferias paulistanas, e com eles vêm também os costumes e tradições.Neste período é forte a migração dos afro-descendentes do interior paulista, de moradores da área rural, de nordestinos, a formação das colônias italianas, portuguesas, etc., urbanizando as periferias paulistanas, e com eles vêm também os costumes e tradições.A seu modo, a cultura musical popular paulista se recente de meios de comunicação. Outros meios de divulgação são utilizados, como o boca a boca e os pontos de encontros e reuniões
Migração em São Paulo
Os temas do dia a dia da cidade eram adaptados a melodias de sucesso e criava-se a “modinha paulista”. Mas como eram divulgadas? Eram divulgadas através de impressão em papel jornal, vendidas a preços populares de mão em mão e se espalhavam no boca a boca. Geralmente tratavam de fatos cotidianos da periferia paulistana, como os bairros do Pari, Brás, Bom Retiro, Barra Funda, Bixiga, etc. Existiam também as “modinhas vermelhas”, seus temas eram mais tristes e trágicos, eram impressas em papel de cor vermelha.
Carlos
Drico
Gerson
Zé Carlos
Luís