Samba Acadêmico Brasil Edição 12 ANO II Março 2017 | Page 24

Em 1997 começaram os projetos de Educação popular para alfabetizar jovens e adultos, atendendo a demanda de formação das comunidades locais

O

projeto de criação da

Rádio comunitária

Cantareira FM data do

início de 1995, no Jardim

Vista Alegre. Em 18 de julho de 2010 foi reinaugurada a Rádio comunitária Cantareira FM 87,5, devidamente regulamentada, e também presente na web (www.radiocantareira.org). “Tão logo foi criada, a rádio já suscitava a especialização de profissionais. E por se tratar de um veículo da comunidade, era ela que deveria conduzir. Para isso, foi criado o primeiro curso de comunicação para radialistas do Jardim Vista Alegre, oferecido entre outubro e dezembro de 1995, com 60 horas de duração. Orientado por Cilto José Rosembach, a primeira turma era composta por 65 alunos, que aprendiam a produzir e apresentar os programas da emissora. Depois, passou a ser oferecido uma vez por ano, tornando-se critério básico para quem quisesse fazer parte da equipe de rádio.” conforme descreve o site da Associação.

ntonio Freira de Carvalho Filho, mais conhecido com Toinho Melodia (Nome artístico atribuído por Toniquinho Batuqueiro) Compositor. Instrumentista. Cantor. Nascido em 1950 em Recife - PE , em berço de família de músicos, todos envolvidos com a Escola de Samba 04 de Outubro de Recife. Em 1962 sua família muda-se para Vila Sabrina, zona norte da capital paulista. Nesta ocasião era comum o samba em torno de campos de futebol, e foi justamente no campo do Universal Futebol Clube que começou a frequentar rodas de samba aos 14 anos, e também a conviver com os Bambas como Toiniquinho Batuqueiro, Dito Caipira, Talismã, Jangada, e muitos outros. Além de partideiro da Escola de Samba União da Ilha – RJ, ajudou a fundar a Escola de Samba Flor de Maio em São Paulo em 1970 e ai não parou mais. Defendeu sambas na Vila Maria, Passo de Ouro, Unidos de São Lucas, União da Trindade, Afro de Nagô, e participou da Unidos do Peruche e Vai Vai. Se afasta das Escolas de Samba por volta de 1980 e enfrenta um momento muito difícil de sua trajetória tendo sido inclusive morador de rua. De certa forma é resgatado por Toniquinho Batuqueiro e passa a integrar a Velha Guarda do samba paulista. Desde então tem integrado várias comunidades de samba como Samba da Vela, Terreiro de Compositores, Samba de Todos os Tempos e Kolombolo Diá Piratininga. No espaço cultural Urucum na Vila Madalena comandou “O samba de ontem e de hoje pelo samba de amanhã".

A

TOINHO

MELODIA

24 Revista Samba Acadêmico Março 2017