Samba Acadêmico Brasil Edição 10 ANO II Janeiro 2017 | Page 8

quermesse - quadrilha

Árvore de Maio

Quadrilha Tradicional

Quermesse

Está diretamente ligada a Igreja e trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses. Palavra derivada de palavra kerkmesse (kerk=igreja; messe=feira: "feira de igreja"), da língua flamenga, que em francês passou a ser kermesse, do qual se originou o termo em português. As Quermesses são festas realizadas por Igrejas em diversas épocas do ano, podendo ser em comemoração ao seu padroeiro ou aniversário da própria Igreja. Consta que a primeira quermesse ocorrida em São Paulo foi no ano de 1883 e aconteceu no Parque da Luz em recepção aos soldados que lutaram na guerra do Paraguai..

Quadrilha

A dança coletiva surgiu no século XVIII na França e segundo os historiadores era praticada pela aristocracia. Chega ao Brasil por volta de 1820 e começa ser praticada na corte, somente ao final do século XIX se torna popular e também passa a ser praticada nas camadas mais humildes da sociedade. Mas é no começo do século XX que a Quadrilha se espalha por várias regiões brasileiras adotando aspectos regionais em cada localidade. A temática principal das Quadrilhas tradicionais é o casamento caipira, uma tragicomédia onde o noivo é obrigado a casar sobre pressão do pai e o delegado, e a dança da quadrilha é a festa do casamento. Seus principais personagens são o Marcador, Casal de Noivos, Padre, Delegado, Padrinhos e Casais Convidados para a Festa.

Devido a origem francesa vários termos são adaptados para o “Matutês” por corruptela, como por exemplo: Anavantur derivado de em avant tout; anarriê derivado de em derrière; travessê derivado de travesser e assim por diante.

8 Revista Samba Acadêmico Janeiro 2017