Samba Acadêmico Brasil Edição 10 ANO II Janeiro 2017 | Page 7

Revista Samba Acadêmico Janeiro 2017 7

Mastro três Santos: João, Antônio e Pedro

A Festa Junônias, por designação da igreja Católica na busca de distanciamento da origem pagã, passou a ser denominada de Festa Joanina, referência a São João Batista e mais adiante de Festa Junina relação ao mês de Junho.

No repertório popular conta-se que São João é um Santo Festeiro e, para não ficar tentado a participar dos festejos nesta data, passa o dia dormindo. O povo então solta bombas e rojões para acorda-lo e venha participar das festas juninas.

Mastro

A Árvore de Maio ou Maibaum – ainda presente na cultura de cidades alemãs, também pode ter ligação com as origens da Festa Junina. A montagem da Árvore remonta a antiguidade visando a celebração da fertilidade e da colheita, ligada a ideia da vida, força e sabedoria em diversas culturas. No principio era utilizada uma árvore, porem com o tempo passou a ser um Mastro enfeitado e adquiriu características próprias adornadas com símbolos regionais, brasões, figuras humanas, etc.

Por influência ou não, a verdade é que também são levantados mastros nos Festejos Juninos aos Três Santos Católicos que teriam nascido no mês de Junho: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Quermesse, de David Teniers