RPL - Revista Portuguesa sobre o Luto 5 | Page 36

Medo de Voltar a Perder!

Eu tive dia 20 de Junho 2016 meu Samuel Rafah, de parto cesárea, de risco para ele que tinha uma das piores má formações, hérnia diafragmática… Eu estava com 39 semanas, ele viveu apenas dois dias, não se manteve estável para fazer a cirurgia…

Amanhã se cumpre 1 ano e 4 meses da sua partida. E agora dia 15 de Agosto de2017, eu tive a minha Bárbara, a minha alegria.

Eu soube da segunda gestação após 5 meses da minha perda, foi um minuto de felicidade e ao mesmo tempo de culpa, como se estivesse colocando outro bebê no lugar dele.

Até os 4 meses eu ainda negava para as pessoas que estivesse grávida, tinha medo de dizer que estava e perder. Tinha medo de me perguntarem, como muitos fizeram, se ela também tinha o mesmo problema do irmão.

Quando descobri que dessa vez seria uma menina, foi outro motivo de tristeza, porque eu achava que teria o meu filho de volta, que Deus de alguma forma ia me devolver o Samuel Rafah. Acho que até aos sete meses, eu ainda falava que era menina mas com muita tristeza…

Eu tinha o telefone da obstetra, mandava mensagens sempre, qualquer dor de cabeça, qualquer coisa já

35