RPL - Revista Portuguesa sobre o Luto 5 | Page 18

Fomos preparados ou preparamos nossos jovens para o “desmame”? Sabemos que acontecerá mais cedo ou mais tarde, a questão principal é: qual será o grau de sofrimento emocional de ambos?

Que medo é esse que sentimos quando pensamos que estaremos geográfica e fisicamente longe?

Qual é o significado deste “controle” que queremos ter sobre eles? Podemos pensar que esse controle está a serviço de aliviar nosso medo, medo de que precisem de nós e não estaremos por perto, medo de que fiquem doentes, medo de que precisem de um ombro amigo, medo de que não saibam se comportar ou resolver algum problema, medo que alguém faça mal a eles e outros tantos medos que poderemos citar.

Esquecemos que o medo é um sentimento que existe para preservar a vida, ou seja, já nascemos munidos dele, todos nós temos esse instinto, logo, nossos jovens também possuem. Uau!!! Então, eles também sabem se proteger? Sim, nossos jovens, tão “desprotegidos”, “inexperientes”..., também saberão se defender nas mais diversas situações que possam ocorrer, inclusive quando estiverem vivendo a experiência do intercâmbio cultural.

Nesse processo, veremos o medo de quem fica e o medo de quem vai ser transformado em história pessoal, ser transformado em realização, alegria,

17