Escrevendo sobre Solidão
Escrever sobre a solidão no luto... Primeiro, é importante ressaltar que o luto nem sempre vai estar ligado a morte de um ente querido como costumamos associar... O luto pode ocorrer no término de um relacionamento, na perda de um emprego, processo de mudança, basicamente em tudo que remete a perda de algo ou alguém.
O luto remete ao rompimento de uma relação, sendo assim, é um processo que faz parte da vida. Em um primeiro momento, quando alguém passa pelo luto recebe o apoio de pessoas próximas, familiares, amigos e assim, sente-se confortado e fortalecido de alguma forma. Com o passar das semanas, meses e anos e com as demandas do dia-a-dia o enlutado pode sentir-se só pelo fato de que com o passar desse tempo as perguntas sobre: "Como você está?", "Quer conversar?", "Quer me encontrar?", "Olha, o que você precisar eu estou aqui, viu?" começam a ficar mais espaçadas e com isso é natural que a solidão, ou melhor, a sensação de estar só possa ficar mais evidente.
Às vezes, o que ocorre é que muitas pessoas não sabem como continuar ajudando, outras não sabem lidar com este processo e com isso se afastam... Outras vezes, a correria do dia-a-dia não ajuda também. É muito importante que o enlutado saiba pedir ajuda também nos dias em que não se sente bem e a solidão bate, para que esse sentimento não seja cultivado dentro de si e crie uma proporção fantasiosa, pois se pararmos para perceber, o sentimento de estar só não faz parte da realidade quando nos damos conta e olhamos ao nosso redor. Ele é importante sim, não deve jamais ser menosprezado ou desvalorizado, mas digo que nem sempre é tão real.
35