Rose Villiot Rose Villiot | Page 8

Encenou peças em São Paulo e se preparou para fazer uma turnê pelo Sul e Norte do país. De setembro a outubro deste ano, a atriz atuou no Teatro São Pedro, Rio Grande do Sul. E ainda ao final deste ano, a companhia foi para a capital de Santa Catarina, atuando na cidade até o começo de janeiro de 1885, quando voltou para São Paulo, permanecendo e atuando na cidade até maio desse ano. Em meados de junho a Companhia Braga Junior encenou no Theatro São João, Bahia e no dia 21 de julho de 1885, o Jornal de Recife noticiou que Rose Villiot havia chegado no porto de Recife.

Na cidade, a atriz fez uma turnê encenando peças como A filha de Maria Angu. Ela, posteriormente, atuou também no Teatro da Paz, Pará, e no Theatro S. Luiz, Maranhão. Em meados de setembro e outubro de 1885, voltou para Recife, onde atuou em mais algumas peças até por volta de novembro. Chegou ao Rio de Janeiro em 20 de dezembro de 1885, marcando o fim desta turnê para outros estados brasileiros.

Em 12 de abril de 1886, depois de atuar em mais algumas peças desde o começo deste ano no Rio de Janeiro, termina o seu contrato com a Braga Junior. E ainda no dia 27 desse mesmo mês, ela voltou a atuar com a Companhia Empreza do artista Heller e nela ficou por mais quase dois anos, Em abril de 1887, a atriz vai para São Paulo com essa companhia, e permaneceu atuando na cidade até junho deste ano. Depois, voltou novamente em São Paulo, em maio de 1888, permanecendo um mês nessa turnê.

Aparentemente, por volta do final de 1887 até o começo de 1889, ela permaneceu um tempo longe dos palcos do Rio de Janeiro, pois poucas vezes o nome da atriz aparece em jornais e nesse tempo ela também não aparece em anúncios. No dia 01 de maio de 1889, foi anunciado que ela havia começado a atuar com a Companhia de Guilherme da Silveira com a peça Frotzmac. Em 23 de junho de 1889, essa companhia partiu para São Paulo, turnê essa que, segundo o jornal Gazeta de Notícias, duraria de 20 a 25 dias.

8