No começo do ano de 1879, estreou na peça Niniche, mas teve de parar de atuar por um tempo, devido a um tumor no ouvido.
Mais tarde, nesse mesmo ano, aconteceu uma pateada contra Rose com um grande tumulto, certa pancadaria e até vaias, no Imperial Theatro D. Pedro II. Em 5 de maio de 1879, foi anunciado que ela sairia da Companhia Phenix Dramatica para ir para a Companhia do Theatro Cassino. Mas ela viaja para a Europa, e em dezembro de 1879 reaparece na Companhia Phenix Dramatica.
Em 28 de dezembro de 1880, oito meses após Villiot voltar da Europa, o jornal Tagarella anunciou que a atriz acabara de abortar uma criança. Ainda, segundo o jornal, ela havia engravidado de um suposto amante chamado Dr. José de Góes.
Quanto à sua carreira teatral, Rose Villiot permaneceu na Companhia Empreza do artista Heller no Rio de Janeiro entre 1880 e meados de maio de 1884, atuando em diversas peças. No dia 27 de abril de 1884, o Correio Paulistano registrou uma passagem da atriz por São Paulo, pois estava viajando com destino para Campinas com a finalidade de participar de um espetáculo em benefício ao ator Martins.
Em 13 de maio de 1884, Villiot atuou no Theatro São José em São Paulo com a peça A Viúva das Camelias. Mais tarde ela retornou ao Rio de Janeiro. Em junho deste ano, Rose Villiot voltou pra São Paulo para fazer contrato com a Companhia Braga Junior.
7