Possíveis interpretações
* Temática do casamento e do amor: Barnabé quer se casar com Clarinha, mesmo sabendo de toda a atitude da moça. Talvez isso represente ascensão social para ele, já que se tornaria autoridade sob a Clarinha, que gozava de educação europeia, sotaque afrancesado.
Clarinha volta a ser noiva de Barnabé, pois sendo tão esperta, sabe que se se casar com Bitu, poderá ser traída, já que ele também teve um caso com Chica Valsa. Ou seja, sua decisão final só reforça a sagacidade como o verdadeiro perfil de suas ambíguas atitudes.
Portanto, o casamento e o amor são representados, de maneira geral, como um jogo de interesses.
* Temática da religiosidade: na festa religiosa que ocorre no final, Festa do Divino, é que desfazem todos os nós da peça, que tudo se resolve, o que demonstre talvez a importância do divino na resolução de problemas.
* Temática política: a situação política do Brasil na época da peça era o regime monárquico, o que faz alguns personagens desejarem a República (representada na peça pelas ideias do jornal O Imparcial e do jornalista Bitu) como forma política que libertaria da exploração da Coroa. Isso demonstra uma crítica à política da época.
* Moral: O fim de Bitu na peça, sozinho, parece ser uma lição para o público, pois o personagem que era tão ambicioso acabou sem nada e sem ninguém.
37