Rose Villiot Rose Villiot | 页面 36

ATO II

14 cenas

O segundo ato passa-se todo na Corte do Rio de Janeiro, na casa de Chica Valsa, que inclusive tem sua primeira aparição nesse ato. Todos os outros personagens do núcleo da Corte, aliás, aparecem nesse momento. Para o presente espaço, durante o segundo ato, vêm também: Clarinha, Bitu e Sampaio, que estão inicialmente no núcleo da Freguesia.

Aqui que o conflito se intensifica, com o encontro do quarteto amoroso formado por Clarinha, Chica, Bitu e Sampaio.

ATO III

7 cenas

O terceiro ato passa-se na freguesia de Maria Angu, durante a festa do Espírito Santo. O ato é marcado por cartas: a de Clarinha para os pais e as mães, em que ela diz que vai contar tudo o que aconteceu com ela; a carta de Clarinha para Sampaio, para ele descobrir com quem Chica o trai; e as duas cartas, uma para Chica e outra para Bitu, marcando um encontro entre os dois na festa.

O conflito encaminha-se para o final com Clarinha e Chica fazendo as pazes. A peça termina com Clarinha noiva de Barnabé, que perdoa todo o passado dela. Bitu termina sozinho.

36