Rose Villiot Rose Villiot | Page 29

Todos se ausentam. Clarinha chama Bitu para uma conversa, dizendo-o que foi ela quem escreveu ao Vigário a carta anônima para atrasar seu casamento com Barnabé. Bitu entrega à moça seu novo jornal, proibido de ser lido em público. Surge o subdelegado Sampaio e o Escrivão.

Barnabé sente medo de que sua futura esposa ache que há algo que impeça o casamento entre os dois. Nesse momento, surge Bitu, que conta a todos que Clarinha e ele, na verdade, estão apaixonados, e que ela está se sacrificando ao se casar com o Barbeiro. Clarinha ameaça ler o proibido jornal em voz alta. O escrivão ordena que Clarinha seja presa. Então, na corte do Rio de Janeiro, chega Barnabé, esbaforido, contando a Chica Valsa que sua noiva foi presa por ler o jornal no meio da praça, e pedindo a ela que convença o subdelegado de soltar sua noiva.

Clarinha Angu é solta e chega na casa de Chica Valsa. A moça repara que já conhece Chica da época do colégio. Clarinha conta a Chica sobre seu casamento com Barnabé e a prisão.

Bitu também chega na corte e logo em seguida o subdelegado Sampaio, que acusa Chica de receber Bitu.

Capa para o livro, site Nuvem de Livros

29