Rose Villiot Rose Villiot | Page 28

* Mademoiselle X = mulher que vive na corte do Rio de Janeiro. Utiliza a todo momento a máxima “c’est incroyable”. Parece uma francesa, mas seu francês é facilmente compreendido. Elogia bastante Sota-e-Ás, o que pode ser encarado como comicidade, já que o personagem é atrapalhado.

* Sota-e-Ás = homem desengonçado do núcleo do Rio de Janeiro. Possui dificuldade para falar palavras com – rr, o que torna seu francês engraçado.

* Escrivão = homem inteligente, porém subordinado ao subdelegado. É quem lhe dá ideias. Prende Clarinha quando esta lê o proibido jornal O Imparcial.

Sinopse

É o dia do casamento de Clarinha Angu e Barnabé na Freguesia de Maria Angu. É revelada uma carta anônima recebida pelo Vigário, que lhe diz que o pai de Clarinha poderia não ser o que estava na certidão, mas sim um barão muito rico. Era preciso, então, mudar a certidão, o que atrasaria o casamento. Aparece Bitu, amante de Clarinha, recentemente solto da cadeia por publicar críticas ao subdelegado Sampaio no seu jornal O Imparcial. O rapaz causa alvoroço e fica surpreso ao saber que é o casamento de Clarinha.

28