ao ano, em janeiro. No mesmo período, a taxa média para as famílias passou para 55,8 % ao ano. A taxa média para as empresas também subiu e passou para 22,3 % ao ano.
O peso dos juros está presente, disfarçado, sobre o cotidiano de qualquer cidadão, desde tomar um cafezinho, consequências das taxas altíssimas, que não permitem o dono do estabelecimento fazer financiamento para comprar uma máquina nova, aumentar a produção e contratar mais gente. Ao abrir o armário para escolher uma roupa, lá estão os juros embutidos no preço pago por cada uma das peças. O brasileiro é achatado em qualquer estabelecimento comercial, pelo tamanho dos juros ou em um empréstimo que se transforma em uma dívida impagável.
O custo elevado para o cidadão torna ainda mais intransponível a linha que separa ricos e pobres. Esta difícil situação também é inaceitável para o pequeno e o microempresário, justamente os que mais necessitam de crédito para sobreviver.
Desenvolvimento
A redução estrutural e sustentável do custo de crédito( taxas de juros) é o ponto principal do conjunto de reformas microeconômicas, contribuindo para o crescimento da eficiência e produtividade da economia.
Os principais componentes dos spreads bancários em destaque na decomposição são:
• Custo administrativo dos bancos;
• As taxas de inadimplência;
• Os impostos diretos;
• As taxas de recolhimento compulsório, o subsídio cruzado, encargos fiscais e o Fundo Garantidor de Crédito( FGC);
• Margem líquida ou lucro dos bancos.
Acrescentando outros determinantes que atingem o nível dos spreads bancários, trata-se das condições macroeconômicas que resultam do nível da taxa básica de juros, a concentração bancária, insegurança jurídica e ineficiência do Judiciário na execução dos contratos.
Reformas microeconômicas
91