GARRAS AFIADAS
As unhas fracas podem revelar anêmia, carência de vitaminas, problemas hormonais ou distúrbios na tireoide. Mas elas também podem ser resultado de alguns hábitos, como contato frequente com água, detergentes ou produtos químicos, traumas (como quando você rói as unhas ou fica puxando a cutícula), e até algumas doenças dermatológicas, como micose e psoríase.
Já as manchas brancas que aparecem nas unhas podem ser consequência de microtraumas, como quando a manicure empurra a cutícula com muita força. Ah, e se você tem o hábito de pintar as unhas semanalmente, saiba que o esmalte e o removedor podem desidratar e fragilizar a camada mais superficial da unha, além de causar pequenas machas.
MANCHAS NA PELE
Algumas pessoas t~em manchas na pele que são de nascença e que podem ser hereditárias. Mas, caso ponstos brancos comecem a surgir de repente, é importante prestar muita atenção. Doenças como vitilígio, dermatite atópica, micoses, excesso de exposição solar, infecções por fungos ou manifestações alérgicas (como rinite e bronquite, por exemplo) tendem a marcar a pele.
Já as manchas escuras podem ser causadas por remédios, carência nutricional, alterações hormonais, gestação e problemas nos rins, fígado e intestinos.
Há, ainda, as manchas amarelo-alaranjadas, que indicam excesso de vitamina A na alimentação ou até alterações no fígado e na vesícula biliar.
Confira 10 dicas para cuidar melhor das unhas!
Confira os tipos de manchas de pele!
Youtube: Jana Taffarel
Youtube: Érica Araújo
3