Revista Virtual - Meninas na Química n. 2. Maio de 2020 n. 2. Maio, 2020 | Page 13

MnQ - Como é possível ter certeza de que o álcool que você está comprando e tem escrito no seu rótulo 70% é realmente 70%?

Dra.MA - Para a execução de todo processo fiscalizatório da qualidade de produtos, como o álcool 70%, é necessária a realização de análises laboratoriais e, consequentemente, o cumprimento dos ritos processuais. As análises e a consequente avaliação da qualidade envolvem todo um processo relacionado à apreensão de amostras, análise laboratorial destes produtos, e consequentemente abertura de processo administrativo sanitário.

Lembre-se sempre de utilizar o álcool 70% de acordo com a finalidade pretendida para que não ocorra reações adversas, como por exemplo reações alérgicas e irritação na pele!

Então como tudo explicado anteriormente para se ter certeza de que o álcool que você está comprando e está escrito no rótulo 70% é realmente 70%, é necessário uma análise laboratorial feita por laboratórios que compõem a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária, como o caso do INCQS/Fiocruz. Também é importante no momento da aquisição do produto que realizem a conferência das informações no rótulo, como a especificação da finalidade do produto e se há o registro da Anvisa.

Cabe ressaltar que a venda de produtos sem rótulo ou fora da embalagem original é proibida, e produtos nessas condições não devem ser adquiridos.

Os produtos destinados à higienização das mãos são classificados como de risco 2, com obrigatoriedade de registro junto à Anvisa.

O controle de qualidade físico-químico é de suma importância para garantir a eficácia e a segurança do álcool gel a 70%. A verificação do registro na Anvisa e a análise do laudo técnico de fabricação, contendo o nome e o registro de classe de quem executou os testes físico-químicos e suas comparações com a

Produtos com grau de risco 2: que têm risco potêncial de produzir efeitos adversos. Necessitam comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso.

Farmacopeia Brasileira ou metodologias validadas por Laboratório Oficial garantem a qualidade do álcool.

13