Revista TO-BE REVISTATOBE | Page 44

Pitô, do pitoresco elementar, singular é de onde vem a identidade da marca de Vinicius Almeida( 26), o pitoresco faz parte da sua essência como Design de Moda e como pessoa. A marca que é adepta do movimento slow fashion e da moda sem gênero tem ganhado um reconhecimento bastante notório no mercado de moda do RJ.

PI

Qual o significado do nome da marca para você? Antes de eu criar uma marca, eu pensei sempre numa palavra que pudesse traduzir o que eu tinha como essência, o que eu queria levar para as pessoas, levar para o público. Pitoresco sempre foi uma palavra que ficou rondando minha cabeça, mas ainda não sabia muito o que fazer com ela, e eu fiz uma abreviação dessa palavra para poder ter um som mais coerente com o nome de uma marca, e isso veio ao longo do meu processo de projeto final na faculdade, de repente veio e eu comecei a fazer a marca. Eu já tinha uma ideia do que eu queria fazer, e quando eu senti que era a hora de colocar a marca para acontecer eu recuperei a história desse nome e levei adiante.
Há quanto tempo a marca existe no mercado? Existe há um ano e quatro meses, não sei exatamente qual o mês, mas tem pouquíssimo tempo. Assim, e por incrível que pareça até mais, né, porque eu considero que eu já fiz bastante coisa para uma marca que está começando. Mas antes de ter a marca da Pitô eu tive outras tentativas de marcas, já trabalhei em vários lugares, então eu adquiri bastante experiência nesses outros momentos que eu vivi antes da marca.

“ É roupa. É moda. É expressão. É arte.”

Sabemos que você é adepto do movimento slow fashion, gostaria de saber quando decidiu aderir? Para mim, o slow fashion é exatamente o que é diferente de fast fashion, né?! Então, o Slow fashion não quer dizer que eu não vá seguir um modelo de reproduzir as peças que eu crio, eu vou reproduzir as peças que eu crio, mas sempre pensando conscientemente de que maneira eu vou levar essa reprodução e como eu vou traduzir isso no mercado, entendeu?! E eu não tenho interesse em fazer, por exemplo, um modelo e reproduzir ele em vários tamanhos para cada pessoa, entendeu?! Eu tenho a proposta de fazer uma peça de roupa que ela fale por si só e que essa peça de roupa se encaixe numa variação de corpos, e que se alguma pessoa não tiver, não conseguir se encaixar dentro dessa peça que ela gostou, eu posso fazer especialmente para ela ou ela não compra.( Risos, muitos risos). O slow fashion é mais nesse sentido, de poder produzir, entendeu?! E não simplesmente sair fazendo vários modelos porque tem que ter vários modelos.

44.