Revista Tecnicouro Ed. 327 Novembro - Dezembro 2021 | Page 57

e também conectarem a oferta de matérias-primas sustentáveis com a demanda dos fabricantes . No encontro , ficou surpreso com insumos que permitem o reaproveitamento total do produto . “ As empresas estão dando cada vez mais atenção à importância da reciclagem e do reaproveitamento , gerando um novo ciclo de vida ao produto consumido ”, comentou .
O comprador de materiais da Klin , Éliton Carvalhal Santiago , ressaltou que , embora a empresa já conhecesse a maior parte dos expositores , surpreendeu alguns produtos apresentados em primeira mão nas rodadas . “ Encontramos materiais que não conhecíamos , além de poder conhecer não somente o produto final , mas a história e o conceito de sustentabilidade de cada empresa ”, avaliou .
Os materiais para serem exibidos e oferecidos precisaram se enquadradar dentro dos seguintes critérios :
Sustentáveis : fabricados por empresas certificadas em seus processos produtivos sob os aspectos ambiental , econômico , social e cultural .
Orgânicos : produzidos com base nos princípios da agricultura orgânica , que podem ser transformados em tecidos ou acessórios para os calçados . Também enquadram-se solados e laminados elaborados a partir de material .
Biodegradáveis : compostos por itens orgânicos e que se decompõem facilmente pela ação bacteriana .
Reutilizados : feitos a partir de materiais que seriam descartados .
Reciclados : aqueles que já foram utilizados em produtos e depois de moídos voltam a compor o mesmo produto .
Recicláveis : materiais elaborados com matéria prima virgem que podem ser moídos e transformados nos mesmos produtos ou em novos .

Tendências em tênis de corrida

primeira palestra do 7 º Forum de Inovação do IBTeC , no

A dia 19 de outubro , foi com o PhD em Biomecânica Martyn Shorten , que há décadas se dedica aos estudos da biomecânica aplicada a calçados esportivos . Em sua palestra Tendências em tênis de corrida , afirmou que em 2008 , os calçados de corrida eram divididos entre de proteção e desempenho . Eram usados vários tecidos diferentes , várias camadas de sola . Os calçados que estavam voltados para a proteção , com componentes de estabilidade e de controle de movimentos , eram produtos complexos e bastante pesados - os mais leves pesavam 285 gramas , e outros com dispositivos de pressão chegavam a pesar quase 500 gramas .

Em 2010 , houve um movimento que promovia a ideia de correr descalços e algumas marcas começaram a investir em calçados que produzissem esta sensação , mas mantendo a proteção nos pés . Ao mesmo tempo , uma crise internacional com pressão para redução de custos e preços levou mais indústrias a buscarem alternativas com menos materiais . Este movimento não durou muito , porque as pessoas tiveram lesões , mas deixou um legado na leveza e conforto .
Hoje , tanto o cabedal quanto a sola têm menos componentes , alguns cabedais em 3D , são em uma peça só , assim como certos tipos de solados , só que com diferentes densidades em determinados pontos .
A partir de 2019 , ao invés de materiais de várias densidades na entressola , os fabricantes começaram a apostar em componentes internos que permitem o retorno de energia para impulsionar os corredores . A ideia é que funcione como uma mola que auxilia o corredor , que é beneficiado pela energia que ele próprio gera a partir do seu movimento . O TPU é uma espuma que expande e gera uma sola muito leve e com muito resultado de performance . Além de ser um material de alta resiliência .
Nos últimos dez anos , o peso do tênis caiu em torno de 50 gramas por pé , a altura do calcanhar diminuiu , o acolchoamento é 20 % mais macio , o retorno de energia aumentou 30 % e os atributos de estabilidade praticamente desapareceram dos tênis de corrida .
“ Hoje , temos três classes de tênis - desempenho , acolchoamento e mais acolchoamento . O foco está na experiência dos corredores , oferecendo conforto , sensação a experiência , e não mais a estabilidade . Atributo de performance hoje é redução de custo de energia para correr uma distância , para que o atleta ganhe velocidade . Os tênis de corrida aca-
Martyn Shorten
novembro | dezembro • 57