Revista Sesvesp Ed 140 | Page 8

NOTAS

era mais um piloto , mas um projeto viável .” Com apoio financeiro da própria Porto Seguro e da norte-americana Blugard Play a startup já sonha em ampliar sua ação . “ Inicialmente focamos seguradoras e condomínios , mas já pensamos em oferecer serviços para os consumidores finais ”, garante Silveira .
COBRASE
A importância da segurança privada como interação com a segurança pública para reduzir a criminalidade , tanto dentro das empresas como fora , teve destaque no Cobrase – Congresso Brasileiro de Segurança . Um dos exemplos apresentados foi o caso do HC FMUSP ( Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo ) que desenvolveu um plano diretor de segurança com instalação de câmeras inteligentes e catracas programáveis . O investimento pesado em novas tecnologias de segurança zerou as ocorrências de furto e roubo patrimonial dentro da unidade e contribuiu até para a redução da criminalidade ao redor dela . Por outro lado , os participantes foram alertados para o fato de criminosos estarem se apropriando de tecnologias , como os drones , para seus atos . Para evitar isso , o governo do Rio de Janeiro está testando luminárias inteligentes em áreas públicas , com câmeras ocultas para monitoramento das áreas .
ARENA DRONE
Entre as atrações da Exposec , a Arena Drone apresentou a evolução nos equipamentos que acabam absorvendo os avanços tecnológicos . Um deles é a visão térmica , o que tem sido destaque para que os aparelhos ganhem cada vez mais espaço na área de segurança
8 Revista SESVESP
patrimonial . Para Bruno Jouan , diretor comercial da SegurPro , o setor de mapeamento / vigilância por drones não para de crescer . “ Não é só a questão da redução de custos , mas também da ampliação da segurança . É o melhor dos dois mundos ”, afirma Jouan , ao citar que o mapeamento áereo por drones é muito mais rápido , amplo e eficaz que o terrestre ( feito por vigilantes em um carro , por exemplo ).
ILHA DE STARTUPS ABESE
Pela primeira vez a Exposec contou com uma área exclusiva para as startups , empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores , com potencial de rápido crescimento . Esses modelos de negócio emergentes em segurança do mercado real apresentaram diversas inovações tanto na área de produto como de serviços , com custos baixos e soluções inéditas . Entre elas o sistema que identifica sons e , integrado às câmeras de trânsito , pode captar imagens de acidentes ou crimes graças à mobilidade oferecida pelo sistema , que direciona as câmeras para a ocorrência . Atualmente , segundo Ivo Frazão , da Áudio Alerta , desenvolvedora do sistema , as câmeras são fixas , o que limita sua atuação . Um sistema , desenvolvido pela Retina Vision , criada por estudantes da Politécnica da USP , surge como uma solução para a dificuldade de recuperação de carros roubados . Usando câmeras simples , eles desenvolveram um software que é capaz de identificar um veículo e gerar um alerta para a seguradora .
Modelo de Startup