CLUBE
CLUBE
Orcampi Unimed comemora 20 anos de sucesso
Fernanda Paradizo / CBAt
Marcelo Ferrrelli / CBAt
Vanderlei Cordeiro de Lima, padrinho da equipe Ricardo D’ Angelo, coordenador da Orcampi Unimed
A
Orcampi Unimed, equipe paulista de Atletismo baseada em Campinas, comemora 20 anos em 2017. Um aniversário especial, repleto de motivos para festejar. Idealizada pelo empresário Sérgio Coutinho Nogueira, pelo treinador Ricardo D’ Angelo e pelo maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, a Organização Funilense de Atletismo, seu nome oficial, revelou muitos atletas neste tempo todo.
Dois casos são emblemáticos na história do clube. Foi lá, por exemplo, que Fabiana Murer deu seus primeiros passos no salto com vara, transformando-se numa das maiores estrelas do esporte, sendo campeã mundial indoor e ao ar livre. O outro é Thiago Braz, campeão e recordista olímpico do salto com vara nos Jogos do Rio 2016, com 6,03 m. Thiago conquistou o ouro quando era atleta da Orcampi.
Fundador da equipe, Vanderlei Cordeiro até hoje é padrinho da Orcampi. Terceiro colocado na maratona dos Jogos de Atenas 2004, ele superou adversidades ao longo da carreira até conquistar a medalha olímpica. Agredido por um manifestante quando liderava a prova, foi condecorado com a medalha Pierre de Coubertin, a maior honraria oferecida pelo COI pelo espírito esportivo com que enfrentou a situação.
A Orcampi conta com um programa completo no Atletismo, que contempla a captação de talentos, formação,
aprimoramento e o alto rendimento. Em 2016, além de Thiago Braz, mais sete atletas da equipe estiveram nos Jogos do Rio.
Para esse sucesso, o coordenador Ricardo D’ Angelo, treinador-chefe da Seleção Brasileira em importantes competições, conta com uma equipe de profissionais qualificados para oferecer a crianças e adolescentes a oportunidade de transformar suas vidas por meio do esporte.
Na iniciação esportiva, a equipe faz constantemente testes em escolas e os pré-requisitos para os treinos são a comprovação de matrícula, frequência e notas escolares. Ao todo, a Orcampi reúne 220 atletas, divididos em grupos de modalidades do Atletismo. As atividades são realizadas no Centro Esportivo de Alto Rendimento( CEAR), em Campinas.
Campeã várias vezes em categorias de base, a Orcampi conquistou o terceiro lugar no Troféu Brasil Caixa de 2010 a 2016, sendo que em 2015 e 2016 foi a vice-campeã no torneio masculino. Entre os destaques do clube em 2016 estavam Erica Sena, prata no PAN de Toronto e sétima no Rio 2016 nos 20 km marcha atlética; Eder Antonio de Souza, semifinalista nos 110 m com barreiras na Olimpíada do Rio; e Daniel Ferreira do Nascimento, campeão Sul-Americano( categoria Sub-23) nos 3.000 m com obstáculos e nos 5.000 m.
43