THIAGO BRAZ
THIAGO BRAZ
Brasileiro é eleito um dos 10 melhores da temporada
Wagner Carmo / CBAt
Festejado mundialmente após conquistar o título olímpico no salto com vara nos Jogos do Rio 2016 , Thiago Braz da Silva foi eleito um dos 10 melhores do Atletismo mundial na temporada , na tradicional pesquisa da IAAF . Nomes de primeiríssima linha , todos campeões no Rio de Janeiro , entraram na lista com o brasileiro , caso do jamaicano Usain Bolt , tricampeão olímpico dos 100 m , 200 m e 4x100 m .
Não ficar entre os três finalistas ao Prêmio “ Atleta do Ano ” em nada diminui a trajetória do saltador , de 23 anos completados a 16 de dezembro , nascido em Marília , no interior de São Paulo . Além de Bolt , entraram na lista tríplice o britânico Mo Farah , bicampeão dos 5.000 m e 10.000 m , em Londres e no Rio , e o sul-africano Wayde van Niekerk , ouro nos 400 m no Rio , com recorde mundial ( 43.03 ).
Outros nomes da lista dos 10 melhores também não entraram entre os três primeiros , caso do queniano David Rudisha , campeão olímpico e recordista mundial dos 800 m , e do decatleta norte-americano Ashton Eaton .
Os 10 nomes – no masculino e no feminino – foram definidos por representantes de todos os continentes . Já os três finalistas – homens e mulheres – saíram de eleição pela internet e pelo Conselho da IAAF . Os vencedores foram anunciados na festa da IAAF , a 2 de dezembro , em Mônaco : Usain Bolt , no masculino , e a etíope Almaz Ayana , no feminino .
Antes de Thiago , outros três brasileiros foram eleitos top 10 mundial na corrida ao Prêmio da IAAF . Em 1998 , o mineiro Ronaldo da Costa bateu o recorde mundial da maratona a vencer a prova em Berlim , na Alemanha , com 2:06:05 . O recorde anterior era 2:06:50 e pertencia havia 10 anos ao etíope Belayneh Dinsamo . Ronaldo ficou entre os três finalistas .
Nove anos antes , Robson Caetano da Silva teve sua melhor temporada . O velocista carioca ficou entre os 10 melhores de 1989 , estabeleceu o recorde sul-americano dos 200 m com 19.96 , venceu 22 das 23 provas que disputou no ano , conquistou o bicampeonato na Copa do Mundo
Thiago Braz da Silva
em Barcelona , foi campeão do IAAF Grand Prix e da Universíade de Duisburgo .
Em 2010 , Fabiana Murer entrou no grupo das 10 melhores ao ganhar a medalha de ouro no salto com vara no Mundial Indoor de Doha , derrotando a supercampeã russa Yelena Isinbayeva , além de vencer o Ibero-Americano de San Fernando , com recorde pessoal de 4,85 m . Em 2011 , Fabiana ganhou também o Mundial de estádio em Daegu .
Em 2016 , Thiago mereceu um lugar entre os top 10 do mundo ao vencer sua prova nos Jogos do Rio 2016 , com um salto de 6,03 m , recorde olímpico . O anterior era 5,97 m , marca obtida em Londres 2012 pelo francês Renauld Lavillenie , que foi o vice-campeão no Rio . Em novembro , Thiago e seu treinador Vitaly Petrov ganharam da IAAF um quadro , com o salto da vitória olímpica do brasileiro .
9