BEM ESTAR
https:// www. youtube. com / watch? v = l8JU _ xHvs7U
BEM ESTAR
Sífilis o que é, sintomas e tratamento
A sífilis, também chamada de cancro duro ou Lues, é uma doença causada pela bactéria Treponema pallidum que, na maior parte dos casos, é transmitida através do contato íntimo sem uso de preservativo. Os primeiros sintomas são feridas indolores no pênis, no ânus ou na vulva que, se não forem tratadas, desaparecem espontaneamente e retornam depois de semanas, meses a anos nas suas formas secundária ou terciária, que são mais graves. Quando esta infecção surge durante a gravidez, ela pode infectar o feto, que contrai a sífilis congênita, uma situação preocupante que pode se tornar grave e causar má-formação, aborto ou, até, morte do bebê. A sífilis tem cura e o seu tratamento é feito através de injeções de penicilina, orientadas pelo médico de acordo com a fase da doença em que o paciente se encontra.
Principais sintomas A sífilis pode se apresentar através de variados sintomas, que, geralmente, estão de acordo com a fase em que a doença se encontra: O primeiro estágio da doença, que surge cerca de 3 semanas após o contágio. O principal sintoma da sífilis primária é o cancro duro, caracterizado por um pequeno caroço rosado que evolui para uma úlcera avermelhada, com bordas endurecidas e fundo liso, coberto por uma secreção transparente. Esta úlcera é indolor e costuma surgir no local da infecção, geralmente, nos órgãos genitais, mas também pode surgir na região anal, boca, língua, mamas ou dedos. Neste período, também podem surgir ínguas na virilha ou próximo à região afetada.
Estas lesões costumam desaparecer após cerca de 4 a 5 semanas, mas a infecção continua latente na pessoa, e pode voltar a se manifestar a qualquer momento, caso o tratamento não seja feito.
https:// www. youtube. com / watch? v = l8JU _ xHvs7U
Como se pega sífilis A principal forma de transmissão ou contágio da sífilis é através da relação íntima sem uso de preservativo. O risco de contaminação é ainda maior quando há lesões ou feridas na vagina ou no pênis, pois facilita a passagem da bactéria para o sangue. Caso haja lesões na boca ou na pele, a sífilis também pode ser transmitida pelo beijo ou através do toque nas lesões. Na gravidez, mulheres com sífilis não tratada podem passar a doença para o feto e, em casos mais raros, essa doença também pode ser transmitida através de objetos contaminados, agulhas de tatuagem e transfusões de sangue. Além disso, é importante lembrar que, como a sífilis é transmitida pelo contato íntimo é possível que a pessoa se infecte e apresente sintomas outros tipos de DSTs. Saiba quais são e como identificar as principais DSTs. Como prevenir A prevenção da sífilis é feita com o uso do preservativo em todos os contatos íntimos e através da diminuição da quantidade de parceiros. Durante o tratamento, recomenda-se não ter relações. Além disso, mulheres grávidas devem fazer o exame para sífilis durante o prénatal, e seguir corretamente o tratamento médico para que não passem a doença para o bebê. Saiba mais dicas sobre como se pega sífilis e como se proteger.
https:// www. tuasaude. com / sifilis /
5