Esses são os personagens do filme brasileiro Central do Brasil, lançado em 1998. Com direção de Walter Salles, o longa se tornou uma das obras cinematográficas mais expressivas do país.
Um ano depois, em 1999, a película estava sendo indicada como melhor filme estrangeiro nos principais prêmios da sétima arte no mundo. Venceu o BAFTA e o Globo de Ouro, e bateu na trave na maior premiação de cinema, o Oscar. Perdeu para outra linda obra, o italiano A Vida é Bela de Roberto Benigni.
Além disso, Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar como melhor atriz, concorrendo com a veterana Maryl Streep. Quem ganhou foi Gwyneth Paltrow por sua atuação em Shakespeare Apaixonado. Era a primeira vez que o Brasil tinha chegado tão perto da estatueta.
"Minha mão está fria", afirma Montenegro em entrevista ao um dos principais talk-shows dos Estados Unidos, David Letterman Show. Ao explicar que mora no Rio de Janeiro e afimar que o Brasil é um lindo país, a atriz ouve do apresentador norte-americano. "Como estão as coisas por lá. É um lugar legal para se viver, ou vocês estão com problemas?".
Dora, sua personagem, poderia ser a melhor resposta. A vida da protagonista muda quando um atropelamento acontece perto da estação. Ana, mãe do menino Josué, morre atropelada por um ônibus.
Antes do acontecimento, Ana foi até Dora e pediu para que ela reescrevesse a carta para seu marido. "Outro dia mandei uma carta pela senhora, está lembrada?. Gostaria de mandar outra. Fui muito dura com Jesus".