Se Buda afirmou a todos a possibilidade da iluminação é porque admitiu a existência da natureza búdica em todos nós. No entanto, isso não é tudo, pois nos coloca na situação de uma terra fértil. Por mais que uma terra seja fértil, se não houver a semeação nunca haverá um fruto.
O processo de iluminação segue a mesma regra, é preciso que haja a semeação.
Muitos praticantes budistas entendem que basta seguir os ensinamentos de Buda e praticá-los de forma indiscriminada. Isto é, olham para figura iluminada de Buda, o efeito, e simplesmente desejam o mesmo resultado. Aqui é importante lembrarmos que a iluminação atingida por Buda, como um efeito, é como a foto de uma comida que pode ser visualizada, mas que não pode ser comida. Ou como uma luz refletida na água, que se pode ver, mas que não lhe oferece nada além de uma imagem.
Portanto, iluminação se encontra na semente, na causa que ocasionará o efeito desejado. Para isso é preciso, antes de tudo, receber o ensinamento, o Darma que incorpore e represente essa semente da iluminação em sua totalidade. E o Namumyouhoureguekyou é exatamente isso: causa, essência e semente da iluminação. Em outras palavras, a semente é a garantia maior de todo o processo. Quando Nissen Shounin nos ensina“ E essa semente tem que ser a da causa mística primordial”, significa que tem que ser a mesma semente que conduziu Buda à iluminação e que incorpora as virtudes de todas as práticas benevolentes de Buda. E também que essa semente seja preservada e devotada ao limite da vida e diante de todas as mais impossíveis circunstâncias. O Grande Mestre Nitiren Daibossatsu em sua Carta ao Lorde Shijyo Kingo cita da seguinte forma:
「此経を聞き受る人は多し 、 まことに聞き受る如くに大難来れども 憶持不忘の人は希なる也 。 受くるは易く 、 持つは難し 。 さる間成仏 は持つにあり 。 此経を持ん人は難に値べしと心得て持つ也 。 」
“ São muitas as pessoas que ouvem este Sutra. Mas são raras as que escutam verdadeiramente ao ponto de não esquecerem a devoção diante de uma grande adversidade. Receber é fácil, devotar é difícil. Neste ínterim, a iluminação consiste em devotar. Todos devem devotar sabendo que encontrarão vários obstáculos”( Shijyou Kingo Dono Gohenji, Shukussatsu 1094)
6