REVISTA LÍDER COACH MAIO DE 2015 # 5 | Page 20

Na primeira semana de trabalho tive conhecimento sobre a ISACA, pelo meu diretor. Me intrigou saber que existia ISACA na Argentina e no Uruguai e no Brasil não. Resolvi fundar a ISACA. Associei-me a colegas de profissão e fui o presidente nas duas primeiras gestões. Mais uma vez procurei a solução para um problema e não apenas fiquei criticando a falta da associação no Brasil. Tudo isto impulsionou sobremaneira a minha atuação em carreira profissional sendo o único brasileiro a ministras palestras nos eventos da ISACA na América Latina por dez anos.

Em dado momento percebi que não existiria mais a minha função como auditor de sistemas para América Latina e comecei a me preparar para um novo desafio na carreira. Não me surpreendi quando tive um aviso prévio de nove meses. Estava liberado para ir em todas as entrevistas que conseguisse. Então resolvi investir em um curso de MBA. Meus colegas disseram que só fariam se a empresa pagasse. Eu fiz mais esse grande investimento. Até hoje eles não fizeram e no emprego que consegui, ganhei 70% de bolsa. Olha o Universo conspirando novamente...

Fui para a KMPG como gerente sênior e galguei o cargo de National IT Security Officer e depois como Regional Information Security Officer, para América Latina e Caribe, responsável por coaching em 33 países. Antes de fazer o trabalho em todos esses países fui indicado por vários profissionais ao cargo de Diretor de Auditoria de Sistemas no Banco Real ABN Amro, de onde saí para tocar a minha própria empresa de consultoria.

Dentre as nossas principais conquistas fomos os parceiros para a consultoria para certificação da Gol Linhas Aéreas como primeira empresa não americana a obter a Certificação Sarbanes-Oxley. Também participamos da implementação dos processos de COBIT, na Bradesco Seguros que resultou num Prêmio de Governança no setor financeiro. Além de outras parcerias como a da e-generation onde sou um dos mentores, criamos soluções de PLD - Prevenção à Lavagem de Dinheiro para seguradoras e instituições financeiras, com premiação como Solução Inovadora pelo ITS – Instituto de Tecnologia de Software, no CIAB – Congresso Internacional de Automação Bancária.

Mais recentemente criamos os Coaching Games como uma forma de lúdica de solução a problemas reais nos campos pessoal, profissional e empresarial. (Vide entrevista nesta edição).

A própria criação desta revista é uma de nossas respostas à carência de orientação diferenciada no mercado, com serviços de Personal & Professional Coach. Se você leu esta matéria até aqui e se tiver interesse em mudar a sua vida oferecemos-lhe uma SESSÃO GRATUITA DE CAOCHING EDUCATION. Acesse o link para o agendamento, informando que esta é uma oferta da Revista Líder Coach.

Antonio de Sousa,

Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Empresário, Escritor e Palestrante com experiência internacional em consultoria e auditoria em mais de 20 países. MBA pela Business School São Paulo, com especialização pelas Universidades da Califórnia e de Toronto. Fundador e 1º Presidente da ISACA – Information Systems Audit & Control Association no Brasil. Foi Regional Information Security Coach para América Latina e Caribe na KPMG. Trabalhou na Pfizer, Itaú, Pão de Açúcar, Moore e ABN . Membro Voluntário da Campanha Solidária - FMO. Mentor de Carreira na E-Generation.

REVISTA LIDER COACH | Maio | 20