REVISTA LÍDER COACH MAIO DE 2015 # 5 | Page 16

4 - Eles Desconectam

Dada à importância de manter o estresse intermitente, é simples verificar o quanto tirando tempo de forma regular da rede pode manter seu estresse sob controle. Quando você se disponibiliza para o seu trabalho 24/7, se expõe a uma bateria de estressores. Se obrigando a desligar e até- que medo! - desligando o seu telefone dá ao seu corpo um intervalo de uma fonte constante de estresse. Estudos demonstram que algo tão simples quanto uma pausa no acesso a email pode diminuir níveis de estresse.

A tecnologia permite constante comunicação e a expectativa de que você deveria estar disponível 24/7. É demasiadamente difícil aproveitar um momento isento de estresse fora do trabalho quando tem um email que mudará sua linha de pensamento e faz com que passe a pensar (leia-se: estressar) sobre trabalho que possa chegar por um telefonema a qualquer momento.

Se desligar-se da comunicação de trabalho nas noites da semana é um desafio grande demais, que tal no fim de semana? Escolha blocos de tempo nos quais corte a corda e saia da rede. Você ficará espantado o quão refrescantes são esses intervalos e como podem reduzir o estresse ao colocar um recarregamento mental na sua agenda semanal.

Se estiver preocupado com as repercussões negativas desse passo, experimente tentar fazer em horas nas quais seja improvável que seja contatado, quem sabe, num domingo de manhã. Na medida em que fique mais confortável com esta situação, e seus colaboradores comecem a aceitar o tempo que você passa fora da rede, gradualmente aumente o tempo que passa longe da tecnologia;

5 - Eles Limitam Sua Ingestão de Cafeína

Tomar cafeína desencadeia a liberação de adrenalina, que é uma fonte da resposta “luta ou fuga”, um mecanismo de sobrevivência que lhe obriga a tomar uma posição e lutar ou fugir para o mato quando enfrenta a ameaça. Este mecanismo de luta-ou-fuga prescindindo o pensamento racional a favor de uma resposta mais rápida. Isto é ótimo quando um urso esteja lhe perseguindo, mas não tão bom quando esteja respondendo a um email curto.

Quando a cafeína põe seu cérebro e corpo neste hiperelevado estado de estresse, suas emoções podem atropelar o seu comportamento. O estresse que a cafeína cria é longe de intermitente, já que sua longa meia vida assegura que demore muito para sair de seu sistema.

Sobre o Autor

Dr. Travis Bradberry é o coautor do premiado # 1 best-seller, Inteligência Emocional 2.0, e o cofundador da TalentSmart, fornecedora líder mundial de testes de inteligência emocional e de formação, atendendo a mais de 75% das empresas da Fortune 500.

Seus livros mais vendidos foram traduzidos para 25 idiomas e estão disponíveis em mais de 150 países. Dr. Bradberry tem escrito para, ou sido coberto por, Newsweek, BusinessWeek, Fortune, Forbes, Fast Company, Inc., EUA Hoje, The Wall Street Journal, The Washington Post, e Harvard Business Review.

Se você quiser saber como aumentar sua inteligência emocional (EQ), considere fazer o teste on-line Emotional Intelligence Appraisal que está incluído no livro Emotional Intelligence 2.0. Seus resultados da análise irão determinar qual das 66 estratégias do livro Inteligência Emocional

REVISTA LIDER COACH | Maio | 16