REVISTA LÍDER COACH MAIO DE 2015 # 5 | Page 12

A VIDA É UMA

COLEÇÃO DE PROJETOS

Rita Rodrigues

Então viver é iniciar e concluir projetos, mesmo que de forma inconsciente. Você concorda? Se você respondeu imediatamente que sim, você é como eu que, para a maioria dos objetivos faz previsões e planos. Se você respondeu que discorda, faça uma retrospectiva de sua vida e tente lembrar quantas vezes foi obrigado a se planejar, mesmo sem ferramentas ou direcionamentos, para realizar uma viagem, mudar de emprego, construir uma família, ou até mesmo concluir um curso.

Quando começamos a coordenar nossas ações, durante o período escolar, os resultados começam a ser fruto de nossos esforços. Temos um objetivo claro para o qual temos que realizar uma série de atividades durante um determinado período e com certo investimento. Se essas atividades são negligenciadas, talvez possamos atingir o objetivo, passar para a série seguinte, em um prazo maior e com maior custo ou até abortar a busca pelo resultado e encerrar as atividades. Alguma semelhança com projetos?

Por vezes podemos, de acordo com objetivos estratégicos de nossas vidas, abortar projetos que pareciam ser perfeitos em determinada época, mas que em outra deixam de fazer sentido. Por exemplo, alguns de nós já abortaram o projeto de morar fora do país depois que alguém da família ficou doente ou que se apaixonou por alguém do país onde mora. Outros decidiram abortar o projeto de chegar ao topo de uma determinada organização para se dedicar mais aos filhos ou por não querer mudar algum valor pessoal. Alguma analogia com um portfólio de projetos de uma empresa? Com certeza. Uma empresa pode iniciar um projeto e, por diversos fatores, como alteração da regulamentação, alteração societária, fatores econômicos, entre outros, pode cancelar ou adiar projetos.

Você pode estar pensando – Quanta besteira! A vida é para ser vivida! – Eu concordo com essa frase e aí temos mais uma semelhança com o mundo corporativo. Uma empresa tem um portfólio de projetos que visa sempre uma situação futura, mesmo que seja um projeto de melhoria dos processos existentes, o resultado desse projeto irá alterar alguma condição da empresa atual. Porém, a vida continua. Enquanto diversos projetos são executados, o cotidiano e a operação da empresa não param. Ela continua vivendo e gerando renda.

Assim é a vida. Quando vivemos nosso cotidiano, mas conseguimos nos planejar para o futuro e executar projetos para atingir nossos objetivos, potencializamos nossas realizações e nossas escolhas. É mais fácil nos tornarmos satisfeitos e reconhecermos que atingimos um determinado objetivo, quando temos parâmetros para medi-lo. Também é mais tranquilo abortar um projeto pessoal, quando houve um planejamento e conhecemos seus os impactos de abrir mão deste objetivo.

O que você faz para atingir um objetivo? Se você é como a maioria das pessoas que conseguem atingir resultados, você faz um planejamento de como atingir seus objetivos, em determinado prazo e com um custo definido, mesmo que o custo não seja monetário, mas emocional ou comportamental.

REVISTA LIDER COACH | Maio | 12