É sabido que muitos profissionais de TI (Tecnologia da Informação) escolhem essa profissão por não se acharem bons no relacionamento humano. Logicamente esta não pode ser considerada uma verdade absoluta. Nem para TI nem para qualquer outra área de conhecimento humano. Sempre somos um pouco de tudo.
O processo de coaching visa justamente desenvolver habilidades e competências que faltam em algumas pessoas em todas as suas áreas de atuação. Lembro-me da minha adolescência quando ficava intrigado com os caras mais feios namorarem as meninas mais bonitas do colégio. A minha timidez jogava contra os meus interesses de conquistar qualquer que fosse a garota. Meu primeiro beijo foi quando uma vizinha me deu um empurrão na cerca do quintal da minha casa, no escurinho de umas 19 horas. Fiquei vermelho. Depois fiquei roxo, pois percebi que minha havia testemunhado tudo aquilo.
Sempre que há um problema há também uma solução. O que isso tem a ver com o papel do líder coach? Sem entrar em detalhes de toda a minha trajetória profissional, o menino tímido tornou-se palestrante internacional. Certificou-se como Personal, Professional & Leader Coach. Uau!!! Funciona!!
Voltando “aos caras”. Quando não se tem alguns recursos naturais precisamos desenvolver aptidões e competências acima dos “potenciais concorrentes”: os inteligentes, os bonitões, os esportistas e os bons de papo. Por um processo lógico de eliminação, desenvolver um bom papo seria a alternativa menos traumática. Dale Carnegie, ensaiava seus discursos praticando oratória com o gado, na fazenda em que morava. Foi um dos maiores comunicadores que o mundo conheceu. Eu mesmo me beneficiei de seus estudos.
O coaching para profissionais de TI visa desenvolver, não as habilidades técnicas, mas as de relacionamento e comunicação. Uso o framework do COBIT em minhas sessões de coaching para termos como base um padrão de governança reconhecido internacionalmente. Fui o fundador e 1º presidente da ISACA no Brasil. Entidade sem fins lucrativos, com sede em Chicago, que desenvolveu o COBIT – Guia de melhores práticas para auditoria e governança de TI.
O segredo de uma carreira de sucesso, seja em TI ou em qualquer outra área é se diferenciar dos demais profissionais. Como mencionado na frase de Charles Darwin, no editorial desta edição da Revista Líder Coach: "Não sobrevive a espécie mais forte, mas a que se adapta às mudanças". Esta sempre foi a estratégia que apliquei em toda a minha vida profissional, a qual compartilho com meus clientes de coaching. Conquistei melhores
COACHING
PARA PROFISSIONAIS
DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Do receio à inovação até o arrojo na carreira profissional
Antonio de Sousa
REVISTA LIDER COACH | Julho | 36