REVISTA LÍDER COACH AGOSTO DE 2015 #8 | Page 10

Em todo momento de crise é inevitável que sejamos tomados por sentimentos negativos como medo, insegurança e até mesmo falta de fé e perspectiva no futuro.

E isso se aplica a todos os aspectos podendo ser tanto na vida pessoal, familiar, amorosa, profissional e até mesmo quando falamos em uma crise de proporção nacional, como a que atravessamos nesse momento político e econômico tão conturbado de nosso amado país.

É preciso lembrar de que as crises, em qualquer área, são sempre um sinal e um alerta de que há necessidade de mudança. E uma vez operada a mudança, as coisas tendem fatalmente, a melhorar.

A primeira notícia boa a ser lembrada é que as crises, assim como os momentos de bonança são cíclicos e, portanto, de tempos em tempos um tomará fatalmente o lugar do outro. Pois bem. Estamos vivendo no olho do furacão, quase que o auge dessa crise enorme em que estamos inseridos e por isso mesmo, cada dia vivido é um dia a menos a frente.

A segunda boa notícia é que qualquer crise nos movimenta, nos obriga a abandonar de vez o marasmo e a inércia em que estamos comumente quando vivemos em nossa famosa “zona de conforto”.

Quando a crise ocorre em nossa vida pessoal, temos que rever nossos hábitos, nossa forma de tratar as pessoas queridas, nosso empenho e dedicação em reconstruir, ou em alguns casos até mesmo reunir a coragem necessária para finalizar determinados relacionamentos ou situações, que já não agregam mais nada de positivo para nossa existência.

E qual o objetivo do ser humano com toda essa movimentação, senão o de melhorar uma determinada situação e colocá-la em melhores

condições ou até mesmo colocar um basta em algo que já não serve mais?

Qualquer que seja a nossa decisão ou atitude diante de um momento decisivo é fato que da ação sempre resultará uma mudança que não raro, é muito positiva.

Uma relação que estava desgastada melhora e se torna mais satisfatória. Ou ainda uma nova relação poderá surgir, afastando a situação de infelicidade ou descontentamento anterior.

Tudo isso, paradoxalmente terá sido o resultado de uma crise vivenciada.

No mundo dos negócios não é diferente!

Em momentos de crise, empresas precisam repensar suas estruturas, custos precisam ser cortados, fusões e aquisições podem ocorrer como resultado de esforços para fortalecer empresas abaladas. Essas, por sua vez unidas ou adquiridas por outras maiores e com maior capacidade de gestão tornam-se verdadeiras potências no mundo empresarial.

E no mundo da política?

Ah, esse tema é sempre polêmico e causador de muita discórdia, mas a minha opinião pessoal é de que também no mundo da política as crises são úteis e representam uma grande oportunidade de mudança.

Embora haja um clima imenso de negatividade pairando sobre o nosso país - da conversa no táxi à fila de banco - eu vejo as coisas com um olhar bem mais otimista.

Se retrocedermos alguns anos no cenário político poderemos nos lembrar que até bem pouco tempo atrás, pouco importavam as falcatruas, um político jamais era processado. Era inimaginável que qualquer político respondesse por seus atos de corrupção.

as boas notícias

da crise

Simone Santinato

REVISTA LIDER COACH | Agosto | 10