PAPO TÉCNICO
IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE ÓLEO LUBRIFICANTE
A lubrificação adequada e permanentemente monitorada é a principal responsável pela longa vida útil das máquinas ou equipamento.
Qualquer óleo lubrificante independente de sua marca sofre inúmeras contaminações durante o uso que colocam-no fora de condições técnicas de lubrificar adequadamente, expondo os componentes mecânicos a elevados níveis de desgastes prematuros e altos riscos de quebra.
Evidentemente que não é possível eliminar de forma radical todas as contaminações as quais o óleo lubrificante em uso está sujeito.
Entretanto, é possível manter estas contaminações altamente nocivas em determinados limites, possibilitando ao óleo em uso oferecer uma lubrificação adequada e segura. Mas para isso, é indispensável estabelecer e implantar um programa de análises de óleo lubrificantes, pois para manter o óleo em uso dentro dos padrões técnicos aceitáveis de uma boa lubrificação é necessário monitorá-lo frequentemente através de análise.
Ocorre que qualquer óleo lubrificante pode sofrer contaminações repentinas em níveis críticos muito antes de vencer o período de troca estabelecido. Neste caso, se o óleo não estiver sendo frequentemente monitorado através de análises do óleo em uso no veículo, máquina ou equipamento, terá sua lubrificação totalmente comprometida resultando em desgastes e quebras prematuras, até que vença o período de troca para que o óleo seja substituído.
Contudo a mera substituição do óleo lubrificante contaminado não resolve o problema, se não for feita análise de óleo, já que a causa da contaminação( mecânica ou operacional) inicia um novo ciclo, provocando mais desgastes até a perda total do componente mecânico.
Por outro lado, ocorre também do óleo lubrificante em serviço alcançar o limite do período de troca estabelecido sem sofrer contaminações críticas, podendo continuar ainda em uso por mais um bom tempo se a troca não estivesse sendo realizada por período. Neste caso, joga-se fora o óleo lubrificante ainda em condições de uso.
Portanto, a única maneira de obter uma lubrificação tecnicamente adequada é através da implantação de um programa de análises de óleo, reduzindo gastos com reposição de peças, mão de obra, horas paradas e volume de óleo lubrificante consumido.
Fonte: Informativo Ingras- 2013
4